13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Projeto Escolha Certa oferece ensino complementar para alunos que concluíram o Ensino Médio na Rede Estadual

Com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lança o Escolha Certa.

11/05/2022 às 15h01
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Secom Rio Grande do Sul
Compartilhe:
-
-

Com o objetivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes no pós-pandemia e estimular os jovens para as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) lança o Escolha Certa. A ação, que será realizada entre os meses de maio e dezembro deste ano, é destinada aos estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021.As inscrições para o Escolha Certa ocorrem até 20 de maio e estão disponíveis clicando aqui. O início das aulas está previsto para o dia 30 de maio.

Serão oferecidas quatro opções de trilhas de aprendizagem. Em todas, serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho. As opções contemplarão:

• Opção 1: Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho
• Opção 2: Preparação para o Enem com acesso gratuito à plataforma Me Salva, além dos conteúdos da opção 1;
• Opção 3: Cursos de capacitação em tecnologias da informação, desenvolvimento de sistemas, programação e outras áreas de tecnologia e empreendedorismo, além de conteúdos da opção 1;
• Opção 4: Capacitação em Economia Criativa: artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação; além dos conteúdos da opção 1.

As aulas ocorrerão no formato híbrido, onde o estudante poderá escolher se prefere cursar de forma presencial ou apenas remota. As aulas presenciais ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno.

No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas.

A secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, destaca que o modelo visa atender demanda dos próprios estudantes, que foram prejudicados pelo período da pandemia e demonstraram interesse em continuar o aprofundamento dos estudos depois de estarem formados.

“Vivemos um momento de muitas dificuldades devido à pandemia, e na área da Educação não seria diferente. Nossos alunos do Ensino Médio tiveram perdas de aprendizagem, e a nossa meta é oferecer um período a mais de estudos para que se sintam seguros antes de ingressar no mundo do trabalho”, afirma.

Capacitações com instituições parceiras

Os alunos que se inscreverem no Escolha certa terão indicação e acesso gratuito a alguns cursos da temática escolhida com instituições parceiras. A iniciativa tem o intuito de oportunizar o conhecimento e aproximar ainda mais os estudantes do mercado de trabalho e da área em que desejam atuar. Entre os parceiros da Seduc estão o SEBRAE, o SENAI, o Instituto Caldeira, a plataforma Me Salva e o Co.liga.

Serviço:
O quê: Escolha Certa
Para quem: estudantes que concluíram o 3º ano do Ensino Médio entre os anos de 2020 e 2021, que querem melhorar as aprendizagens e aproveitar as oportunidades de aperfeiçoamento para o mundo do trabalho
Quando: de maio a dezembro de 2022
Como: aulas em formato híbrido, no qual o estudante poderá escolher se prefere cursar de forma presencial ou apenas remota. As aulas presenciais ocorrerão sempre às terças e quintas-feiras no turno noturno, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno. No formato remoto, as aulas serão oferecidas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas.
Inscrições: até 20 de maio e estão disponíveis clicando aqui.

Texto: Diego Costa / Ascom Sedac
Edição: Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários