Resfriado Comum
O resfriado é a doença viral aguda do trato respiratório superior mais comum na infância. É autolimitada e geralmente causada por rinovírus. O resfriado comum pode ocorrer em qualquer época do ano, mas geralmente há uma alta prevalência durante os meses de outono e inverno. A transmissão ocorre por meio de gotículas produzidas pela tosse ou espirros, ou pelo contato de mãos contaminadas.
Os sintomas são: graus variáveis de espirros, congestão nasal, corrimento (rinorréia), dor de garganta, tosse, febre baixa, cefaleia (dor de cabeça) e mal-estar.
Evolução esperada da doença - Em bebês e crianças pequenas, os sintomas do resfriado comum geralmente atingem o pico no dia 2 a 3 da doença e então melhoram gradualmente em 10 a 14 dias. A tosse pode permanecer ao longo de três a quatro semanas. Em crianças mais velhas e adolescentes, os sintomas geralmente desaparecem em cinco a sete dias.
Complicações
- Otite média aguda
- Exacerbação da asma
- Sinusite
- Pneumonia
Tratamento - Cuidados de suporte é recomendado as seguintes intervenções:
- Manter a hidratação adequada;
- Ingestão de líquidos quentes;
- Solução salina tópica (soro fisiológico);
- Mel;
- Umidificação do ambiente.
Tratamento - medicamentos - A maioria dos medicamentos para alívio dos sintomas em crianças tem seu uso desaconselhável devido à ineficácia e presença de efeitos adversos.
- Antitérmico e analgésico para alívio dos sintomas da febre e ou dores (paracetamol, dipirona ou ibuprofeno);
- Anti-histamínicos, descongestionantes, antitussígenos, expectorantes, broncodilatadores, mucolíticos e antibióticos (devem ser evitados em crianças até 12 anos).
Prevenção
- Lavagem das mãos
- Imunizações
Fique atento aos sintomas, consulte um Pediatra
Policlínica Popular - Bento Gonçalves
Saldanha Marinho,435 - Galeria Solar
Fone: ( 54) 3075-0796 ou ( 54) 99691-4166
Mín. 14° Máx. 25°