Restando cinco dias para o final dos Jogos Surdolímpicos 2022, realizados em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, o Brasil soma três medalhas conquistadas até então na competição. O país anfitrião faturou quatro medalhas de bronze, sendo duas no judô e duas na natação. A competição, que é liderada pela Ucrânia no quadro de medalhas, segue até o dia 15 de maio.
A primeira medalha conquistada pelo Brasil foi do surdoatleta Rômulo da Silva Crispim, de 19 anos, natural de Rondônia. O judoca conquistou a medalha de bronze no Judô, pela categoria 66kg. Atual bicampeão brasileiro surdolímpico na categoria, Rômulo é uma das revelações da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS).
Também no judô, o carioca Alexandre Fernandes, de 33 anos, faturou o bronze na categoria -90kg. Alexandre foi o primeiro brasileiro a conquistar medalha na história da Deaflympics. O feito aconteceu em 2009, na Summer Deaflympics de Taipei (Taiwan), quando o judoca conquistou a medalha de bronze na categoria -81kg.
Na natação, o nadador santista Guilherme Maia, de 33 anos, também conquistou mais um bronze para o Brasil, somando duas nesta edição dos jogos, nos 100m Livre e nos 200m Livre. Maior campeão brasileiro na história das Surdolimpíadas, Guilherme já conquistou seis medalhas: uma de ouro, uma de prata e quatro de bronze. O ouro veio com recorde mundial nos 200m livre da natação para surdos: 1min52s55 na edição de 2017, na Turquia.
Durante o torneio de Natação, os jovens atletas que treinam no Recreio da Juventude homenagearam Guilherme Maia. Eles escreveram ‘VAI GUI MAIA’, e declararam: “Guilherme é um excelente nadador, ele é uma inspiração pra gente”, declararam.
Próximas disputas do Time Brasil
A terça-feira, dia 10 de maio, começa com as disputas do Badminton, às 9h00. No mesmo horário acontecem as provas do Tênis de Mesa e a final Cross Country do Ciclismo.
A partir das 15h00 a seleção de Vôlei masculino enfrenta a Turquia, enquanto a feminina enfrenta a Itália, no mesmo horário, em partidas válidas pelas quartas de final.
A seleção de Handebol feminino enfrenta a seleção da Dinamarca, às 16h00.
A seleção de Basquete feminino disputa as quartas de finais contra a seleção dos Estados Unidos, às 17h30.
Todos os jogos são realizados no horário de Brasília e alguns deles são transmitidos pelo canal no YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO e 628 da SKY).
Confira o quadro de medalhas:
1º - Ucrânia: 42 ouro | 22 prata | 25 bronze
2º - Estados Unidos: 17 ouro | 05 prata | 16 bronze
3° Japão: 11 ouro | 07 prata | 09 bronze