Com o objetivo de estimular as relações comerciais entre o Brasil e a Colômbia, o Orchestra Brasil – projeto de exportação para empresas brasileiras fornecedoras do setor, mantido pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e atração de investimentos (Apex-Brasil) – levará 17 corporações à Interzum, principal feira do segmento na América, que ocorre de 10 a 13 de maio em Bogotá.
Em 2021, a indústria brasileira de componentes para móveis, máquinas e ferramentas exportou 3 bilhões de dólares para o mundo. Somente a Colômbia adquiriu 150 milhões de dólares em posicionando-se entre os 15 mercados mais representativos.
De acordo com a consultora do Orchestra Brasil, Ana Cristina Sant’anna Schneider, estima-se que os componentes respondem por 46,7% do valor de produção dos móveis brasileiros. “Os fornecedores da indústria moveleira são os grandes promotores de inovação no setor, desde fabricantes de tecnologias, insumos e acessórios até estúdios de design e prestadores serviços. Portanto, esse elo é fundamental para aumentar a competitividade do setor como um todo”, comenta.
EMPRESAS EM BOGOTÁ
Akeo, Allparts, Brasmacol, CPI Tegus, Crippa, Joelini, Lidear, LRB Química, Lufati, Projepack, Promob, Sayerlack, Rometal, Tecbril, Tramontina, Wirutex e Zen são as empresas brasileiras que se preparam para apresentar suas inovações e lançamentos em Bogotá. “A participação na Interzum é estratégica para gerar vínculos mais fortes entre os mercados brasileiro e colombiano, bem como colocar essas indústrias numa grande vitrine mundial”, ressalta Ana Cristina.
COMPORTAMENTO E MERCADO
Antes o consumo era predominantemente sobre elementos amadeirados, cores escuras e desenhos básicos. Nos últimos anos, porém, o consumo em termos de componentes e elementos decorativos mudou. Percebe-se que o consumidor colombiano voltou-se para o uso e preferência por elementos mais modernos, com cor, design e inovação mais semelhantes à oferta do mercado brasileiro.
Desde que a pandemia intensificou o trabalho remoto, os consumidores começaram a criar espaços que oferecem conforto e segurança. Esse foi um trunfo para muitos fornecedores brasileiros que já apostam em quesitos como tecnologia, qualidade, conforto, elementos sustentáveis e design.