Após a vitória em casa diante do Tupi de Crissiumal, o Esportivo finalizou o primeiro turno da fase classificatória dentro do G4 do grupo A da Divisão de Acesso de 2022. O alviazul ocupa a 4ª colocação da chave com 12 pontos somados, mesma pontuação que o Veranópolis e o Passo Fundo e a um ponto do líder Glória de Vacaria, única equipe que derrotou o time de Bento Gonçalves no campeonato.
Em sete jogos, o Esportivo conquistou três vitórias, três empates e sofreu apenas uma derrota. Com nove gols anotados, o alviazul tem o segundo melhor ataque da chave. O time de Bento Gonçalves sofreu sete gols e tem saldo positivo de dois gols na competição. Além disso, a equipe comandada por Carlos Moraes conta com um dos artilheiros do campeonato, o atacante Joãozinho, com cinco gols.
Na tabela de classificação, as cinco primeiras equipes da chave se distanciaram dos demais times, que brigam contra o rebaixamento. A diferença entre o Gaúcho, quinto colocado, para o Tupi de Crissiumal, que está na sexta posição, aumentos para cinco pontos. O lanterna da chave é o Brasil de Farroupilha, com apenas três pontos somados.
Na outra chave, o Santa Cruz lidera com 15 pontos, seguido pelo Pelotas, com 12, Lajeadense, com 10, e Guarani-VA, que está empatado com o Avenida e o Inter-SM, todos com nove pontos.
Na abertura do returno, o Esportivo volta a enfrentar o Tupi, no sábado (14), às 15h, no Estádio Rubro-Negro, em Crissiumal.
7ª rodada:
Esportivo 1 x 0 Tupi
Lajeadense 3 x 0 São Paulo
Veranópolis 3 x 1 Cruzeiro
Gaúcho 0 x 1 Passo Fundo
Santa Cruz 0 x 0 Avenida
Brasil de Farroupilha 0 x 4 Glória
Inter-SM 2 x 1 Guarani-VA
São Gabriel 1 x 3 Pelotas
Classificação:
Mín. 13° Máx. 29°