Depois de 22 anos, o Nantes volta a disputar uma final de Copa da França. Dentro de campo, o bento-gonçalvense Andrei Girotto, que está no clube desde 2017, almeja fazer história e conquistar o seu primeiro título em solo europeu. Os Canários enfrentam o Nice na decisão que ocorre neste sábado (7), às 16h (horário de Brasília), no Stade de France, em Paris.
Titular em 38 jogos na temporada 2021/2022 pelo Nantes, Girotto é o zagueiro artilheiro do Campeonato Francês, com 6 gols anotados e uma assistência. O bento-gonçalvense, que atua de zagueiro, vive a melhor fase de sua carreira e pode coroá-la com a conquista do título da Copa da França.
Na semifinal, com Girotto em campo, o Nantes protagonizou um grande confronto diante da forte equipe do Mônaco. Apesar de sair atrás do placar, os Canários viraram, porém o adversário conseguiu empatar a partida um minuto depois, levando o confronto para os pênaltis. Nas cobranças, o Nantes levou a melhor, o que resultou em uma festa insana protagonizada pelo torcedor, que invadiu o campo para comemorar a classificação à final depois de 22 anos.
A bom momento de Andrei Girotto não se resume à fase artilheira do jogador. Conforme dados da SofaScore, maior site de estatísticas de esportes do mundo, o bento-gonçalvense aparece entre os 10 brasileiros com maior nota no futebol europeu.
O bento-gonçalvense contará com uma força especial das arquibancadas do Stade de France. Além dos milhares de apaixonados pelo Nantes, Girotto terá a sua família presente no estádio. Assim como o pai, Darci Girotto, que foi campeão do Colonial de Futebol de Campo de Bento Gonçalves pela Eulália, Andrei também almeja erguer uma taça, porém, neste caso, a da mais antiga e tradicional competição do futebol francês.
A decisão da Copa da França entre Nantes e Nice ocorre às 16h, e será transmitido pela ESPN, TV fechada, e pela Star+, serviço de streaming.