O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), assumirá a Presidência da República temporariamente nesta sexta-feira (6). Com as viagens do presidente Jair Bolsonaro para a Guiana, do vice-presidente, Hamilton Mourão (Uruguai) e do presidente da Câmara, Arthur Lira (Estados Unidos), todas realizadas no dia de hoje, o comando ficará sob responsabilidade do presidente do Senado, terceiro na linha de sucessão presidencial.
O presidente do Senado afirmou que a medida não passa de um ato protocolar, não cabendo a ele nenhum papel no cargo temporário. “Eu fui comunicado pela Casa Civil, pelo GSI também, a respeito da viagem do senhor presidente da República à Guiana. E aí, naturalmente, nessa linha sucessória, também com viagens internacionais do vice-presidente e do presidente da Câmara, Arthur Lira, então cabe ao presidente do Senado fazer. E assim será feito pela presidência do Senado”, afirmou Pacheco, em rápido pronunciamento no Senado, na tarde de ontem (5).
Segundo Pacheco, não está prevista a assinatura de nenhum ato ou medida, sendo apenas o cumprimento de uma obrigação constitucional. Bolsonaro retorna ao país no fim do dia.