Após o envolvimento em várias polêmicas, o Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos tem um novo presidente. Em uma reunião a portas fechadas e com a proibição do acesso de pessoas que não fossem conselheiras, o secretário municipal de Agricultura de Bento Gonçalves, Volnei ChristOfoli, foi eleito o novo dirigente do conselho. Na reunião, também seria analisada a aprovação do empreendimento da Vinícola Salton, o que acabou não acontecendo.
O Conselho Distrital do Vale dos Vinhedos voltou a se reunir após a polêmica rejeição dos projetos de empreendimentos da Vinícola Salton em parceria com a Gramado Parks e também da Bewine Resorts. Nesse meio tempo, o então presidente do conselho, Marciano Batistello saiu e pediu exoneração da subprefeitura do Vale dos Vinhedos, que foi assumida pelo coordenador de gabinete da prefeitura, Mauro Villa. De forma polêmica, a arquiteta Vanja Hertcert foi excluída do conselho, sob a alegação de ter faltado a três reuniões. A conselheira não teve direito a defesa, mesmo tendo justificado todas as faltas.
Desta forma, os conselheiros foram chamados para uma reunião nesta quarta-feira, 5 de maio, em uma sala do Complexo Administrativo da Prefeitura de Bento Gonçalves. A reportagem do NB Notícias foi impedida por seguranças da prefeitura de assistr a reunião. Uma lista sonente com o nome dos conselheiros foi deixada com os vigilantes, impedindo qualquer outra pessoa de entrar na reunião, mesmo que as reuniões dos conselhos sejam públicas.
De acordo com a diretora do Ipurb, Melissa Bertoletti Gauer, a reunião foi realizada a portas fechadas devido ao pouco espaço da sala de reuniões. Ela explicou que o auditório do Centro Administrativo está ocupado com objetos da Secretaria de Assistência Social, após o destelhamento do prédio e não pode ser utilizado.
O projeto do Bewine Resort parece ter sido arquivado e não foi colocado na pauta da reunião do Conselho Distrital. A prefeitura também não fala mais em dar andamento ao projeto. Já o projeto da Vinícola Salton em parceria com a Gramado Parks foi reapresentado para análise dos novos conselheiros. Uma conselheira pediu vistas para analisar o projeto e teve o pedido atendido. Com isso, o projeto será analisado na próxima reunião do Conselho Distrital.