13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Pressionada, prefeitura de Bento desafoga fila de castrações de quase um ano em dois meses

Depois da grande mobilização de voluntários da causa animal, a administração finalmente ampliou o número de clínicas conveniadas e agilizou os procedimentos de esterilização de cães e gatos

04/05/2022 às 11h03
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
(Divulgação prefeitura)
(Divulgação prefeitura)

A pressão dos voluntários da causa animal sobre a prefeitura de Bento Gonçalves fez com que, finalmente, o projeto de castrações de cães e gatos tivesse um andamento um pouco mais compatível com a grande demanda verificada na cidade. Desde março, de acordo com o Poder Público, o trabalho de esterilização dos animais, realizado agora junto a quatro clínicas – e não apenas uma, como foi por anos – resultou em 1.483 cirurgias.

Conforme a administração, essas operações são referentes a procedimentos que estavam acumulados desde agosto de 2021. Nesta terça-feira, o governo municipal anunciou que, a partir de agora, "parte para "novas etapas desse planejamento pelo bem-estar animal". “Todos que estavam na fila foram contatados por nossas equipes. E o cadastramento de novas clínicas foi essencial para ampliar esse atendimento”, destaca o secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Junior.

Ele afirma ainda que, "posteriormente", deve ser divulgado "um novo chamamento para castrações". Até lá, está em andamento o processo para contratação de empresa para hospedagem de animais em situação de maus-tratos. Seguem também, em andamento, os processos para procedimentos cirúrgicos e compra de medicamentos de uso veterinário para utilização das equipes.

O programa conta ainda com uma viatura adaptada para transportar animais. O veículo, que dispõe de caixinhas de transporte para pets de diferentes portes, será utilizado para o traslado dos animais para a castração, cujos tutores, sejam, comprovadamente, de baixa renda e não possuam meios de arcar com esse custo.

Também foi entregue neste fim de semana o SamuPet, veículo que será utilizado para casos de emergências. Os critérios para utilização serão informado nas próximas semanas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários