13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Surdolimpíadas 2022 inicia oficialmente em Caxias do Sul

Cerimônia de abertura da 24ª edição da Summer Deaflympics reuniu delegações de 77 países participantes e diversas autoridades, dentre elas a primeira dama Michelle Bolsonaro.

02/05/2022 às 12h01 Atualizada em 02/05/2022 às 12h35
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini
Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

O Ginásio do SESI de Caxias do Sul foi palco, na noite de domingo, dia 1º, da cerimônia de abertura da 24ª edição dos Jogos Surdolímpicos, que oficializou o início da terceira maior competição esportiva do mundo, que desembarca pela primeira vez na América Latina. Até o dia 15 de maio, a maior competição voltada para pessoas surdas ou com perda auditiva vai movimentar Caxias do Sul e Farroupilha com a disputa de 20 modalidades e com a participação de surdoatletas de 77 países. 

A última edição das Surdolimpíadas foi na Turquia, em 2017. Na ocasião, a Rússia ficou com o primeiro lugar com 199 medalhas. No entanto, após a invasão à Ucrânia, o ICSD decidiu excluir o país dos jogos deste ano, medida que foi estendida à Belarus. O Brasil vai somar a sua sétima participação nos Jogos Surdolímpicos. A primeira vez em que o país esteve nos Jogos foi em 1993, em Sófia, na Bulgária. Em sete participações, o Brasil já conquistou 10 medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e oito de bronze.

Os Jogos Surdolímpicos vão reunir 77 países na disputa de 20 modalidades em 11 locais de prova, em Caxias do Sul e Farroupilha. A competição terá um total de 4.203 participantes, sendo 199 surdoatletas brasileiros e 45 gaúchos. Apesar de os jogos serem realizados em duas cidades, as Surdolimpíadas vai atingir diretamente oito cidades da região, dentre elas Bento Gonçalves, que conta com hotéis credenciados para receber delegações de países e locais de treinamento. Serão 1,370 medalhas em disputa. Além dos surdoatletas, a competição terá 250 voluntários e 30 intérpretes. 

Em seu discurso, a presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), Diana Kyosen, parabenizou os surdoatletas e a organização do evento. “Durante esses 15 dias vamos mostrar ao mundo nossa força. Para que fosse possível a realização da 24ª Summer Deaflympics muitas barreiras foram superadas e foi preciso muito esforço conjunto para que este projeto se tornasse realidade. Podemos ter certeza que a Summer Deaflympics proporcionará esperanças de um futuro promissor. E essa esperança se fortalece com a nossa presença neste evento, com mais de 5 mil surdoatletas e membros de comissões técnicas, vindos de 77 países filiados ao ICSD, o que comprova a força e a unidade do nosso movimento surdolímpico”, comentou.

A Cerimônia

O desfile das delegações foi aberto pelos franceses, em menção a 1ª edição da Summer Deaflympics, realizada em 1924, na cidade de Paris (França). Já a delegação brasileira encerrou o desfile com a participação de parte de seus surdoatletas, entre eles, a porta-bandeira Stefany Krebs (Futebol); e outros destaques, como Aline Bierger, Ramailson Santana, Aguinaldo Padilha, Jessica Borges, Higor Caldeira e Jonas Pety (Atletismo); Marcelo Boff, Vinicius, Bruno Rocha, Vinicius Gomes, Denis Silva e Matheus Guimarães (Basquete); Cleiton Silva, Beatriz Amorim e Ana Cristina Marques (Tênis de Mesa).

As apresentações artísticas foram o destaque da cerimônia, que teve a participação de alunos da escola Helen Keller, o espetáculo ‘Mãos que falam’, em menção à língua de sinais, além de diversas performances apresentadas por artistas gaúchos, em representação à cultura local. Um dos ápices da festa foi quando houve o anúncio da delegação ucraniana, a maior das Surdolímpiadas. Os surdoatletas ucranianos entraram no ginásio com bandeiras com o pedido do fim da guerra na Ucrânia e foram aplaudidos de pé pelo público presente. 

Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

CBDS na 24ª edição da Summer Deaflympics

Em sua 7ª participação no torneio, o Brasil terá sua maior delegação. Serão 237 integrantes, sendo 199 atletas (110 homens e 89 mulheres) e 38 membros da comissão técnica.

Os atletas brasileiros disputarão 17 modalidades no masculino e 14 modalidades no feminino. No masculino e feminino: Futebol, Vôlei, Handebol, Basquete, Atletismo, Badminton, Natação, Ciclismo, Mountain Bike, Tiro Esportivo, Orientação, Tênis de Mesa, Judô e Karatê. Só no masculino: Tênis, Vôlei de Praia e Taekwondo.

Todos os jogos serão transmitidos pelo canal do YouTube da XPlay TV, no app Deaflympics da XPLAY TV e no Markket TV (canal 692 da CLARO). Os resultados do Brasil serão divulgados nas redes sociais e no site da CBDS.

A CBDS tem patrocínio das Loterias Caixa e do Governo Federal. Para o evento, a entidade conta com o apoio da Azul Linhas Aéreas, que está transportando toda a delegação técnica e voluntários, além do ICOM-Libras, que disponibilizou a equipe de intérpretes de Libras para a delegação brasileira.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários