O chá está sendo usado há milénios para inúmeros benefícios, estima-se que o primeiro chá tenha sido criado por volta de 200 a.C. Atualmente, existem diversos tipos de chás e cada um é indicado para um efeito diferente. O chá de casca de abacaxi é um desses chás que se popularizaram e trazem alguns benefícios para a saúde. Conheça os benefícios do chá de casca de abacaxi e como preparar corretamente.
Quais são os benefícios?
Fazer a infusão com a casca do abacaxi evita o desperdício da fruta e segundo Ministério da Saúde, a casca tem muito mais vitamina do que a própria polpa. O artigo do Ministério divulgou diz que nesta fruta, a casca tem 38% a mais de vitamina C.
Conheça agora quais são os benefícios do consumo do chá de casca de abacaxi:
Melhora apele
Como já cita do anteriormente, a casca contém uma boa quantidade de vitamina C, mais do que a própria polpa. Essa vitamina é importantíssima para manter a beleza da pele, pois é antioxidante e combate os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce e estimula o colágeno.
Fortalece a imunidade
Os benefícios do consumo da vitamina C presente no chá de casca de abacaxi não acabou por aí. Essa vitamina ajuda a fortalecer o sistema imunológico, afastado gripes e resfriados (doenças respiratórias). Além disso, previne doenças cardíacas.
Diurético
O chá é um diurético natural, assim, ajuda a eliminar o sódio excessivo do corpo. Com isso, previne problemas como retenção de líquido, auxilia no bom funcionamento dos rins e além disso, previne hipertensão, insuficiência renal e cardíaca.
Melhora a digestão
Por ser bem hidratante, o chá de casca de abacaxi é conhecido por auxiliar na digestão e prevenir a queimação no estômago após comer uma comida pesada. Além disso, é ideal para quem sofre com inchaço abdominal, já que a digestão acontece mais rápido.
Rico em potássio
E não é só a banana que é tem uma boa quantidade de potássio, a casca do abacaxi também. O potássio é o que previne as câimbras, principalmente após um treino intenso, afasta doenças nos ossos, como a osteoporose e ainda contribuí para o melhor funcionamento dos rins.
Como preparar?
Aprenda receitas deliciosas do chá de casca de abacaxi, para você aproveitar todos os benefícios da fruta e não precisar mais desperdiçar a casa.
Chá de casca de abacaxi
Em primeiro lugar, veja a receita tradicional desse chá para fazer em casa:
Ingredientes
Casca de 1 abacaxi;
1 litro de água.
Modo de preparo
Em primeiro lugar, ferva a água em um canecão ;
Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente a casca;
Tampe com a ajuda de um pratinho e deixe descansar por alguns minutos;
Coe para consumir;
Pode ser consumido tanto frio quanto quente, é você que decide;
Prefira não adoçar, mas se não conseguir, opte sempre por mel.
Chá de casca de abacaxi com especiarias
Conheça uma receita com muito sabor e benefícios para a saúde, de casca de abacaxi com diversas especiarias e ervas:
Ingredientes
Cascas de um abacaxi;
5 cravos;
1 pau de canela;
10 folhas de hortelã;
1,5 litro de água.
Modo de preparo
Em primeiro lugar, ferva a água em um canecão ;
Quando levantar fervura, apague o fogo e acrescente todos os ingredientes (canela, hortelã, cravo e a casca). Não é necessário mexer os ingredientes;
Tampe com a ajuda de um pratinho e deixe descansar por alguns minutos;
Coe para consumir;
Pode ser consumido tanto frio quanto quente, é você que decide;
Prefira não adoçar, mas se não conseguir, opte sempre por mel.
Chá de casca de abacaxi com hortelã
Uma combinação perfeita para o seu dia, aproveite os benefícios da combinação de casca de abacaxi com hortelã:
Ingredientes
casca de 1 abacaxi
1,5 litro de água
3 saquinhos de chá de hortelã
mel a gosto para adoçar
Modo de preparo
Com uma escovinha para legumes, lave bem o abacaxi, com a casca, em água corrente. Corte e descarte a coroa e a base da fruta.
Numa tábua, descasque o abacaxi e reserve a polpa na geladeira para outra preparação. Corte a casca em pedaços grandes e transfira para uma panela média.
Cubra as cascas com a água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por 40 minutos, com a tampa entreaberta.
Desligue o fogo e junte os saquinhos de hortelã. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe o chá e adoce com mel a gosto. Transfira para uma chaleira e sirva a seguir.
Contraindicações
Tanto a polpa da fruta, quanto a casca são ácidos, por isso, deve-se ter um cuidado especial para não consumir em excesso, já que pode causar azia. Além disso, esse chá não é indicado para algumas pessoas, saiba se você está nesta lista, e se sim, procure um nutricionista para saber se será liberado o consumo:
Gestantes
Lactantes
Pessoas com hipertensão arterial
Pessoas com problemas estomacais (gastrite, úlcera ou refluxo)