A primeira edição da Feira de Adoção do Bento PET terminou com final feliz para cães e gatos que estavam à procura de um lar. 29 animais foram adotados na primeira feira de adoção realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves dentro do projeto Bento Pet. O evento ocorreu no último sábado, 30, na praça Via Dele Vino, com o objetivo de apresentar os animais em adoção para conscientizar a população sobre a posse responsável. Além disso, foi feita a entrega do Samu Pet para a comunidade.
No total foram 20 cães e nove gatos que ganharam um novo lar, todos eles sendo filhotes. Daqui 15 dias, fiscais da Prefeitura irão até cada casa para verificar se eles estão sendo bem tratados e vivendo em boas condições. Infelizmente os cinco cães adultos ainda não foram adotados, porém nas próximas semanas será realizada uma nova feira apenas com esses animais, até então eles ficarão no abrigo do Conselho Municipal do Bem-estar animal (COMBEA) e na casa de algumas voluntárias.
O secretário-Adjunto da Saúde, Gilberto Júnior destacou sobre a importância do evento. “Hoje elaboramos a primeira feira da adoção, e estamos muito contentes com o resultado. Tivemos cerca de 30 animais adotados, o que representa muito para nós todos. Realizamos também arrecadação de ração, tampinhas e lacres, que será destinado para a causa animal, além da feirinha de produtos pet. Com isso podemos dizer que o município tem um novo olhar para a causa animal”, disse.
Para a presidente do Conselho do Bem-estar animal (COMBEA), Daiane de Mattos o dia foi muito especial e positivo. "Feliz em ver o público abraçando a causa. A ajuda das escolas e do público fez o sucesso da ação. Além dos animais adotados, temos cinco cães especiais resgatados, que ainda aguardam adoção. Agradecimento a população, a todos que ajudaram. Faremos deste evento no sábado o nosso primeiro encontro de muitos".
Adoção responsável
Antes mesmo da feira iniciar, a jovem Milena Matea chegava com dois cãezinhos para deixar para adoção. “Eu sempre ajudei em ONGs, e quando me avisaram que tinha filhotes abandonados fui atrás para pegá-los e tentar dar um lar a eles. Hoje então estou ajudando trazendo eles para a feira, e torcendo para que tenham um novo lar”, destacou.
O ato de Milena foi apenas um, de inúmeros que fizeram a diferença para a ação.
Marisa Poli, que adotou um filhote de cão, comentou sobre o ato.“Eu não gosto de ver esses bichinhos na rua, por isso vim com a minha netinha que gosta muito de cachorrinho e resolvi adotar para fazer companhia para ela e darmos um lar à ele”.
Maria Goretti dos Santos se interou do evento através das redes sociais e também levou para casa um pet. “Eu já tenho um cão em casa, e resolvi adotar um aqui para ajudar na causa que é muito nobre e importante. Adotar é cuidar com amor e responsabilidade”.
Einsten da Silva passava pelo local com sua filha, e mesmo sem ter condições de adotar, deixou sua mensagem sobre a adoção responsável. “É muito importante porque todo ser vivo, seja ser humano ou animal precisa de um lar, carinho e afeto. Hoje não conseguirei adotar, mas diariamente passo os ensinamentos para a minha filha sobre o afeto e carinho que temos que ter com os animais. Essa é uma ação importantíssima e nos faz refletir muito sobre a importância da adoção”.
Também foi apresentado para comunidade o veículo, SamuPet, que nas próximas semanas começará a ser utilizado para urgência e emergências com animais, tendo equipe especializada para atendimento. Nas próximas semanas será divulgada a forma de trabalho.
A feira de adoção foi realizada através das Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Educação, Gabinete da Primeira-dama e o Conselho Municipal do Bem-estar animal (COMBEA).
As casinhas para os pets
No evento, também foi recebido a doação de casinhas para cães, um projeto realizado em conjunto com a Prefeitura e comunidades terapêuticas da cidade, que ficaram disponíveis na feira e serão destinadas para animais de famílias em vulnerabilidade.
Alexandre Mazieto é colaborador na comunidade e comentou sobre ter contribuído para a construção das casinhas. “Nós fizemos as casinhas para estarem disponíveis na feira e ver esse evento tão bonito acontecendo me enche de amor. É muito legal ter contribuído de alguma forma. Foi um trabalho em grupo, em que todos se empenharam pela causa”.
Campanha junto às escolas
Durante o mês de abril foi realizada uma campanha para arrecadação de tampinhas, lacres e ração junto aos alunos, do 3º ano do fundamental da rede Municipal. As escolas vencedoras foram conhecidas na Feira de adoção. São elas:
1º lugar: Escola Vânia Mincarone (Um dia no Parque de Aventuras Gasper para turma vencedora)- 137,8 kg
2º lugar: Escola Santa Helena(Show musical na escola)- 117,2 kg
3º lugar: Escola Maria Zambom Benini (uma peça de teatro e brinquedos infláveis para uma tarde na escola)- 47,2 kg
Mín. 13° Máx. 29°