Após dois anos, o Campeonato Brasileiro de Rugby, neste ano nomeado como “Super 12”, volta a ser disputado. Em busca do título inédito, o Farrapos inicia a sua jornada na competição nacional diante do Charrua, no clássico gaúcho que ocorre neste sábado (30), às 15h, na Sociedade Hípica Porto-Alegrense, na capital do Estado.
Em dois anos de pandemia, o Farrapos não disputou competições nacionais de Rugby XV. O alviverde atuou somente no Brasil Sevens - modalidade olímpica do rugby – no qual finalizou na 4ª colocação. A equipe comandada por Javier Cardozo realizou dois amistosos com o time principal, com vitórias sobre o URTC, de Marau/Sertão, pelo placar de 75 a 5, e o Desterro-SC, que também disputa o Super 12, por 48 a 7.
Além disso, o clube disputou a primeira etapa da Copa RS de Rugby XV, cujos confrontos foram realizados em tempo reduzido. O Farrapos obteve três vitórias, sobre o URTC, Antiqua/UFPEL e Centauros, e sofreu uma derrota, justamente contra o rival Charrua, pelo placar de 6 a 5.
Os adversários e o formato do Super 12:
O Farrapos compõe o grupo da Região Sul, ao lado do rival Charrua, Desterro-SC, Curitiba-PR e Pé Vermelho-PR. A equipe do Serra Gaúcha Rugby, de Caxias do Sul, desistiu de disputar o campeonato. Na chave da Região Sudeste estão os times paulistas Pasteur, Jacareí, Tornados, SPAC, Poli e São José, atual campeão nacional.
A primeira fase será disputada em turno e returno. As equipes se enfrentam todos contra todos dentro de seus respectivos grupos, avançando os quatro primeiros colocados de cada chave às quartas de final. A fase de mata-mata será decidida em confrontos únicos.
Histórico na competição nacional
O Farrapos já participou de nove edições do Campeonato Brasileiro. As suas melhores campanhas ocorreram em 2017 e 2018, quando o alviverde se sagrou vice-campeão. Em 2019, o alviverde finalizou a primeira fase com 100% de aproveitamento, contra os mesmos adversários deste ano. Nas quartas de final, a equipe despachou o Jacareí em seus domínios e, na semifinal, foi eliminada diante da Poli-SP, atual vice-campeã.
Em campeonatos nacionais, o Farrapos nunca perdeu para um time gaúcho. No Super 13 de 2019, o alviverde superou o rival Charrua pelo placar de 17 a 5, em partida que também foi válida pela 1ª rodada da competição nacional.
Elenco renovado, mas com espinha dorsal mantida
O grupo do Farrapos conta com novos jogadores integrados ao grupo, tanto com atletas com experiência em competições nacionais como com estreantes na modalidade, além de jovens promissores promovidos da categoria juvenil alviverde. No entanto, a espinha dorsal do time, com experientes nomes foi mantida.
Jogadores com ampla bagagem no Farrapos, como Civardi, Facundo Flores, Teco, Mateus Gobatto, Pardal, Lafa, Duda, Daian, Angelo Marcucci, Frison, entre outros, seguem no elenco, mesclados com jovens atletas como Murilo Bonesso, Matheus Menezes, Bruno Marangoni, Rudinei, além dos jogadores recém promovidos ao elenco principal, com destaque para Eder Nuncio e Otávio Finatto, convocados recentemente pela Seleção Brasileira M21, em São Paulo.
Serviço de jogo:
Farrapos x Charrua* - 1ª rodada do Super 12
Data e horário: 30/04 – 15h
Local: Sociedade Hípica Porto-Alegrense, Porto Alegre-RS
Entrada franca
*mando de campo foi invertido por punição sofrida pelo Farrapos em 2019
Tabela de jogos do Farrapos – 1º turno:
30/04 – Farrapos x Charrua – Bento Gonçalves
14/05 – Farrapos x Curitiba-PR – Bento Gonçalves
11/06 – Desterro-SC x Farrapos – Florianópolis-SC
02/07 – Farrapos x Pé Vermelho-PR – Bento Gonçalves
30/07 – Charrua x Farrapos – Porto Alegre
06/08 – Curitiba-PR x Farrapos – Curitiba-PR
03/09 – Farrapos x Desterro-SC – Bento Gonçalves
17/09 – Pé Vermelho-PR x Farrapos – Londrina-PR
01/10 – Quartas de Final
15/10 – Semifinal
29/10 - FINAL
Mín. 13° Máx. 29°