A causa animal de Bento Gonçalves não parecia ser uma prioridade até as grandes polêmicas envolvendo a Secretaria do Meio do Ambiente com o sumiço dos gatos do bairro Conceição. Logo após o escândalo, a Prefeitura decidiu se mobilizar fazendo várias ações dentro do programa Bento Pet incluindo a criação de um departamento exclusivo para os animais dentro da Secretaria de Saúde, tendo como responsável o secretário-adjunto da Saúde, Gilberto Júnior e um abrigo municipal.
Neste sábado, dia 30, a Prefeitura vai realizar a primeira feira de adoção de animais na Praça Via Del Vino das 9h às 14h, então a reportagem do NB Notícias conversou com o secretário-adjunto da pasta para saber quais são as outras ações que estão sendo realizadas para a causa animal até o momento.
Uma delas, a qual era a mais solicitada por ativistas e ONG’s da cidade, era as castrações. “Aumentamos o número de castrações, chegando a 890 até agora, e estamos contratando profissionais para atuar junto ao setor de fiscalização contando com um veículo próprio para transporte de animais para esses procedimentos.”
Mas um dos grandes problemas também é a questão da quantidade de cães e gatos vivendo nas ruas, questionado sobre o abrigo municipal, Gilberto explicou como está o andamento dessa parte. “Já temos uma clínica contratada para hospedagem temporária de animais em situações de maus tratos ou abandonados e ele está funcionando, inclusive já temos fluxo para receber os animais que sofreram algum tipo de violência, porém o abrigo municipal ainda é um projeto de longo prazo, pois além de manter os animais, também será usado para realizar o primeiro atendimento antes de encaminhar para o serviço especializado, receitar medicações, retirada de pontos das castrações e outros procedimentos ambulatoriais.”
Também foi questionado sobre a contratação dos dois veterinários prometidos. “O edital com os nomes dos aprovados no processo seletivo foi divulgado nesta semana e os selecionados estarão aptos a trabalhar nos próximos dias. Eles ficarão responsáveis pelas fiscalizações, parte administrativa, tomada de decisões e encaminhamentos, plantões e outras ações.”
Uma das promessas é o Samu-Pet, que é uma ambulância para os animais em casos de urgência e emergência. “No momento ainda não está funcionando, pois necessitamos de uma equipe operante, mas o prazo de resolução é para as próximas semanas.” Além disso, segundo Gilberto, “para outras cirurgias, fora as castrações, ainda não temos o edital concluído, porém já está em estágio final,” finalizou.
Buscando incentivar a adoção responsável dos animais, a Prefeitura está promovendo palestras nas escolas municipais para explicar como é ter um pet em casa e como ele deve ser cuidado. Durante o mês de maio, em parceria com a Secretaria de Educação, será lançada uma campanha para arrecadação de tampinhas, lacres e ração juntamente com aos alunos do 3º ano do fundamental da rede Municipal. “Queremos aproveitar o momento e levar para dentro das escolas essa conscientização sobre a posse responsável, e ainda faremos uma competição divertida para arrecadar tampinhas, lacres e ração que serão revertidos para as ONGs”, destaca Gilberto.
Para denunciar alguma situação de maus tratos ou abandono, entre em contato pelos telefones: 3055-7211 ou nos canais da ouvidoria 0800 979 6866.
Mín. 13° Máx. 29°