A Ultramaratona do Morro Gaúcho, cuja prova fez parte do Circuito Estadual de Trilhas e Montanhas, foi o desafio enfrentado por cinco atletas que representaram Bento Gonçalves na competição, que ocorreu no último final de semana, em Arroio do Meio. Os competidores superaram os seus limites e alcançaram o pódio em suas respectivas categorias.
A prova é uma das mais difíceis de trail run do país, sobretudo devido à altimetria de 2.300 metros, com muitas subidas, decidas e desníveis. “O percurso que enfrentamos era misto, ou seja, passou por trilhas no meio da floresta, plantações, estradões, travessias em rios e muito sobe e desce. Exigiu dos atletas um grande esforço físico e mental”, relata Aldomir Agostinho, que competiu na prova dos 50 km.
Conforme o atleta, em função da chuva que caiu até a largada da prova, o terreno barroso e molhado tornou a Ultramaratona ainda mais pesada e desafiadora. “As longas trilhas em meio à mata fechada nos desgastavam pouco a pouco e quanto mais nos aproximávamos da linha de chegada mais exaustos ficávamos. Após duras e longas horas de prova, a chegada era o que nos motivava a continuar. O maior prêmio, além de concluir a prova, foi poder chegar e ser recebido aos aplausos da galera”, afirma o bento-gonçalvense.
Aldomir foi campeão da Ultramaratona, na prova de 50 km na categoria 33 a 37 anos e finalizou na 10ª colocação na classificação geral. Na mesma prova, porém em uma categoria abaixo, William Pincetta obteve o 2º lugar e a 8ª posição na geral. Na prova de 5 km, Rudiane Scalcon ficou com a 4ª colocação geral no Feminino, e Jackson de Souza da Rosa finalizou a prova na 5ª colocação de sua categoria. Os quatro atletas fazem parte da PróVitta Runners.
Além deles, Mateus Mariani, da Bento Trail Runners (BTR) competiu a Ultramaratona na distância longa, nos 25 km. Com um grande desempenho na etapa, o atleta de Bento conquistou o lugar mais alto do pódio em sua categoria.