A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) completa 17 anos de atividades no Rio Grande do Sul neste ano de 2022 com um importante reforço em sua estrutura de atendimento à comunidade: no mês de maio, a entidade irá inaugurar a sua 11ª Casa de Apoio no estado, desta vez em Bento Gonçalves. O Serviço de Acolhimento Provisório buscar dar conforto e amparo para pessoas que vêm de outras cidades a fim de realizar o tratamento oncológico no município, onde a Aapecan já atua há 16 anos.
Para completar este objetivo, contudo, a Aapecan ainda conta com a solidariedade da sociedade bento-gonçalvense. Quem puder ajudar com doações de colchões e roupas de cama de solteiro, além de cadeiras para a cozinha, pode entrar em contato pelo telefone (54) 3055.9400. A previsão é de que a Casa de Apoio abras as portas na segunda quinzena do próximo mês.
No total serão 16 acomodações que estarão em operação, recebendo tanto usuários como seus acompanhantes. Além da hospedagem, os ocupantes do espaço também terão direito a quatro refeições no dia. O local contará ainda com área de convivência, salas para grupos de apoio, oficinas de Artes e um ambiente para palestras e ações da entidade. Em Bento, a Aapecan já desenvolve projetos como o Bingo Solidário, a Feijoada Solidária, brechós e outros eventos, abrangendo também os demais 42 municípios que estão sob cobertura da unidade sediada na Capital do Vinho.
Em 2018, a Aapecan celebrou em Bento Gonçalves a instalação do Banco de Perucas. A parceria com a Ong Fio de Luz, da cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais, que permitiu a cooperaçaõ com todaas as unidades da associação no Rio Grande do Sul.
Na avaliação da coordenadora da Aapecan Bento, Tatiele Medeiros, a ampliação do atendimento da Aapecan em Bento Gonçalves é uma grande vitória para a entidade e para a comunidade local e regional. “Uma conquista sem precedentes para toda a nossa equipe. Por mais de quatro anos estávamos procurando um espaço para que pudéssemos ampliar o atendimento da associação. Depois de muito insistirmos na busca de um lugar ideal para a instalação da Casa de Apoio, hoje estamos tornando nosso sonho realidade. Todos os espaços estão sendo feitos com muito amor e carinho, para proporcionar o melhor conforto para quem precisa de nossa ajuda. Vale salientar aqui também toda a atenção que as pessoas vão ter da nossa equipe técnica”, afirma.
A proteção social oferecida pelo serviço de acolhimento institucional, garantindo moradia, alimentação e higienização, é um dos fatores ressaltados pela assistente social da Aapecan Bento, Raiama Balestra. “Será ofertado ao usuário com a doença oncológica e ao familiar que o acompanha, por estarem em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal devido à doença. Além disso, o usuário e seus familiares, terão acompanhamento da equipe técnica diariamente, podendo ter atendimento individualizado com o Serviço Social e Psicologia, e também estarão inseridos nas atividades da casa: grupos de artesanato, oficinas de culinária, palestras e outras atividades. O principal objetivo é garantir a todos usuários seus direitos de forma humanizada, comprometendo-se com a qualidade do atendimento prestado”, salienta a profissional.