Uma operação das forças de segurança de Bento Gonçalves, que compõem o Gabinete de Gestão Integrado Municipal (GGIM) movimentou a madrugada deste sábado, 24, nos principais pontos de aglomeração de jovens na cidade. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Segurança, iniciou por volta da meia-noite e envolveu Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária; Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Brigada Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Departamento de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Conselho Tutelar. Três estabelecimentos foram interditados na fiscalização.
Foram fiscalizados cinco estabelecimentos, sendo que três foram interditados: um no Bairro Planalto, um no Bairro São Bento e um na BR-470. O primeiro a ser fechado foi a loja de conveniências Corujão, na Rua Herny Hugo Dreher. O estabeleciemnto estava utilizando mão de obra de uma menor de idade. Além disso, a garota estava com um baseado de maconha no bolso.
A segunda interdição ocorreu na loja de conveniências Vico Express, no bairro São Bento, ponto de encontro de muitos jovens, principalmente nos finais de semana. O estabelecimento foi interditado por comercializar produtos sem procedência (produtos oriundos do Paraguai em sua maioria), sendo enquadrado no Crime de Descaminho, segundo o Ministério Público.
A terceira interdição ocorreu na boate Eu Cabaré, que funcionava junto ao trevo do Santa Rita, na BR-470. O estabelecimento não tinha documentação que comprovasse a atividade como casa noturna, além de ter condições de higiene muito precárias no local.
Menores ingerindo bebida alcoólica é uma preocupação
Conforme o secretário Municipal de Segurança, tenente-coronel José Paulo Marinho, a operação da madrugada deste sábado, 24, foi para combater a criminalidade, mas acabou trazendo um dado alarmante. É incalculável o número de adolescentes menores de idade ingerindo bebida alcoólica nas ruas de Bento Gonçalves. Marinho revela que na loja de conveniências do bairro São Bento havia centenas de jovens ingerindo bebidas alcoólicas e, no momento em que a viatura chegou, vários deles saíram correndo. O mesmo ocorreu durante a fiscalização na Avenida Osvaldo Aranha, onde muitos dos menores enfrentaram os policiais e o promotor. "Estávamos com o foco apenas nas questões envolvendo o tráfico de drogas e os crimes de furtos e roubos. Teremos que voltar nossas ações para agir de forma preventiva e evitar que estes menores continuem nas ruas durante a madrugada bebendo até cair. A situação está fora de controle e precisamos reorganizar esta questão", destacou o secretário.
Para isso, serão organizadas operações mais frequentes nas ruas da cidade, contando novamente com a presença do Conselho Tutelar. Marinho destaca que para quem ainda desconfia sobre o trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Segurança, a resposta está vindo com ações. "Estamos fazendo gestão com os órgãos de segurança da nossa cidade, atuando de forma integrada para o combate ao crime na cidade. A comunidade clama por segurança e esse é o nosso papel. Num esforço conjunto, com certeza nossas ações terão melhores resultados", finaliza o secretário.
Mín. 17° Máx. 25°