Você tem medo de falar em público? Sente arrepios só de pensar em falar para muitas pessoas? É comum sentir a boca seca ou o coração disparado nessas horas? Saiba que você não está sozinho.
Há pesquisas que apontam que o medo de falar em público está entre os maiores da humanidade. Existem casos até mais sérios, considerados como fobia, é a “Glossofobia”.
É muito importante estar atento sobre até que ponto essa dificuldade te impede de conviver socialmente. Em casos mais sérios, o correto é procurar por uma terapia. Principalmente, porque o fato pode estar associado a um quadro de ansiedade.
Mas, de modo geral, o medo de falar em público é comum e representa a falta de prática, despreparo, medo de julgamentos, falta de autoconhecimento ou, simplesmente, ocorre por você já ter tido uma experiência negativa de comunicação no passado. Mas, tudo isso é possível de ser trabalhado.
Pratique em casa
Sabe aquela velha frase que diz que “a prática faz a perfeição”? É isso mesmo! Quanto mais você praticar em casa, maior será a sua facilidade quando precisar falar na frente das pessoas.
Se você tem uma apresentação para fazer, treine ela sucessivamente, até encontrar segurança para falar em público. Se necessário, peça a familiares e amigos que te ajudem assistindo a sua apresentação.
Lembre-se que é muito importante ser organizado e montar um roteiro que oriente a sua apresentação. Isso vai tornar tudo mais fácil.
Interaja com as pessoas
Pessoas tímidas tendem a interagir muito pouco, seja com poucas ou muitas pessoas. Isso acaba tornando o ato de falar em público como algo oneroso e difícil. A dica aqui é conversar mais com as pessoas, sejam seus familiares, amigos ou até desconhecidos.
Você pode falar sobre os mais diversos assuntos, o importante é conseguir manter um diálogo frequente para que isso vá se tornando algo mais natural para você.
Foque em você e esqueça o julgamento dos outros
A insegurança em relação à avaliação e julgamento das pessoas é uma das grandes responsáveis pelo medo de falar em público. Uma forma de vencer isso é praticando o autoconhecimento para ganhar autoconfiança e autoestima.
É muito importante levar em consideração que você não precisa ser perfeito, pode esquecer o que dizer em alguns momentos e está tudo bem. Afinal, você é um ser humano e a sua plateia é composta de pessoas como você. Entenda isso e aprenda com as suas experiências.
Outra dica legal é tirar você mesmo do foco. Pense que as pessoas não estão ali para te assistir, elas estão ali pelo que você tem a oferecer de conteúdo. Foque em treinar a apresentação e mostrar que você entende do assunto.
Faça exercícios de relaxamento
Se você costuma ficar ansioso por conta das apresentações, cuide mais de você. O ideal é que tenha sempre uma rotina saudável de cuidados consigo mesmo, mas pode reforçar isso nos dias que antecedem sua apresentação.
Você pode investir em exercícios de respiração, meditação, fazer exercícios físicos, caminhar, ouvir suas músicas preferidas, tomar um chazinho, ou qualquer outra atividade que te promova relaxamento.
Boas noites de sono também são fundamentais para a manutenção do bem-estar.
Estude e se aprofunde nos assuntos
Quanto maior for o seu domínio sobre o tema que você vai falar, maior será a facilidade para discorrer publicamente sobre ele. Portanto, estudo ao máximo o assunto da apresentação. Se possível, vá além nos materiais de estudo e assista a vídeos, filmes, leia livros, matérias, e realmente se informe sobre o assunto.
Manter a leitura e um consumo saudável de informações no dia a dia também é muito importante para melhorar nossa comunicação, pois enriquece o vocabulário, melhora o domínio sobre diversos assuntos e proporciona segurança.
Mantenha uma rotina saudável
Cuide da sua alimentação, movimente-se, durma boas noites de sono e faça coisas que te estimulem. Tudo isso ajuda a manter o corpo e a mente em bom funcionamento e contribui significativamente na hora de vencer o medo e se comunicar.
Fonte: Blog da Jandaia
Mín. 13° Máx. 20°