Depois de uma série de problemas ocasionados pela falta de médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), a prefeitura de Bento Gonçalves anunciou nesta segunda-feira, 25, algumas medidas para tentar amenizar a situação que vem preocupando e revoltando a comunidade. Entre elas, está a ampliação do número de consultas disponibilizadas nas Unidades de Saúde dos bairros, que passarão de 10 para 12, além de dois encaixes de emergência.
O objetivo é tentar desafogar o volume de pacientes que diariamente se dirigem à UPA. Para isso, será aberta uma "unidade sentinela pediátrica" junto à Unidade Zona Sul, no bairro Botafogo. Das 17h às 21h, todos os dias, será realizado um reforço no atendimento pediátrico e pacientes classificados nas cores verde e azul serão atendidos no local.
Ainda nesta segunda, também ocorre a homologação dos candidatos habilitados no processo seletivo que buscava preencher 28 vagas de médico, divididas igualmente para clínico geral e pediatra. A partir dessa etapa, os profissionais serão chamados pela prefeitura – mas dependerá deles assumir ou não os trabalhos. De acordo com o Poder Público, há 17 clínicos gerais e somente dois pediatras habilitados para serem convocados.
A prefeitura aponta a elevação no número de atendimentos como um dos fatores que tem ocasionado horas de espera. De acordo com o levantamento da UPA, do dia 1º a 25 de abril, 3.031 crianças foram atendidas. Em fevereiro, foram 2235, e, março, 3.455 consultas relacionadas a diversos sintomas. “Estamos registrando, nas últimas semanas, uma crescente no atendimento de crianças na UPA, com os mais variados sintomas, e isso aliado com a falta de pediatras está ocasionando um tempo a mais de espera para atendimento. Por isso, reorganizamos o fluxo de consultas com a criação de uma unidade sentinela para diminuir essas filas”, destaca a secretária Tatiane Misturini Fiorio.
Mín. 16° Máx. 26°