Para melhor atender os estudantes com deficiência ou outras necessidades educacionais específicas, o Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul está entregando kits com recursos de tecnologia assistiva aos campi. A distribuição iniciou em março e continua durante o mês de abril.
Os materiais são destinados aos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napnes) ou Núcleos de Ações Afirmativas (Naafs) e visam auxiliar e instrumentalizar os profissionais que trabalham nesses espaços com o atendimento de estudantes. Fazem parte do kit:
– Lupa de mão;
– Rotuladora manual Braille (Rotex) e fita: ferramenta para gerar fitas autoadesivas em Braille;
– Teclado com colmeia: capa de acrílico sobreposta ao teclado que impede que pessoas com limitações físico-motoras ou com tremores esbarrem em teclas desnecessárias durante a digitação;
– Plano inclinado: permite posicionar o livro ou o material a ser lido em uma base inclinada, facilitando a leitura;
– Suporte para utilizar o celular como lupa: base que permite posicionar o celular em sua superfície e manuseá-lo durante o uso de um aplicativo de lupa;
– Caderno com pauta ampliada: é um caderno com o espaçamento entre as linhas maior do que o de um caderno convencional e com as pautas mais marcadas, facilitando a escrita de estudantes com baixa visão;
– Engrossador de lápis: facilita o manuseio de materiais como lápis, caneta e giz, para pessoas que apresentam dificuldade para segurar objetos escolares de espessura fina;
– Réguas de leitura: melhoram as habilidades de leitura, evitando que o estudante pule linhas ou palavras em um texto;
– Materiais pedagógicos acessíveis: linhas do tempo histórico (Geral, Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea), mapa das regiões hidrográficas do Brasil, célula vegetal, célula animal e camadas da Terra.
Além dos recursos, está sendo entregue também um documento que apresenta e explica a finalidade e o uso de cada ferramenta.
Materiais foram elaborados no IFRS
Com exceção da lupa de mão e da rotuladora Braille, os demais recursos de tecnologia assistiva são confeccionados pelo CTA, que disponibiliza em seu site manuais e arquivos para que outras instituições também possam confeccioná-los.
Já os materiais pedagógicos acessíveis foram desenvolvidos por meio do Projeto Centro de Referência em Tecnologia Assistiva (CRTA) do IFRS, uma ação financiada pelo Ministério da Educação cujo objetivo principal é disseminar para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) os conhecimentos sobre o uso e o desenvolvimento de tecnologia assistiva. Participaram das diferentes fases do projeto, além do CTA (Reitoria), os campi: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Porto Alegre, Restinga e Rio Grande (2018); Bento Gonçalves, Porto Alegre, Restinga e Farroupilha (2020); Bento Gonçalves, Farroupilha, Restinga e Rio Grande (2021/2022).
Para a coordenadora do CTA, Bruna Poletto Salton, a entrega representa a possibilidade de auxiliar na instrumentalização dos Napnes e Naafs. “O kit contempla alguns recursos básicos de tecnologia assistiva, com possibilidades diversas de utilização, e materiais pedagógicos acessíveis, com relevo, Braille e material manipulável em 3D. Além de o núcleo passar a contar com esses recursos, a ação visa a uma aproximação com o CTA e é uma maneira de mostrar um pouco do trabalho que o setor realiza nessa área.”
Kits vão contribuir também para a formação nas áreas de licenciaturas e pedagogia
A coordenadora do Napne do Campus Farroupilha, Luciara Brun, aponta a relevância dessa ação para a instituição enquanto espaço inclusivo. Os materiais serão utilizados pelos estudantes com necessidades educacionais específicas do campus, “como alunos com baixa visão, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e outras especificidades”, e também podem ser disponibilizados para os estudantes de cursos de pedagogia, licenciaturas e formação de professores. Dessa forma, vão colaborar na formação de futuros profissionais em relação à inclusão e possibilidades de confecção, adaptação e uso de tecnologia assistiva e materiais pedagógicos acessíveis.
Além dos recursos que compõem o kit e outros, o CTA também atua sob demanda na fabricação, adaptação, uso e avaliação de recursos de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência e outras necessidades educacionais específicas matriculados nos IFRS. Para conhecer mais sobre esse trabalho, acesse a página de serviços oferecidos pelo CTA.
Mín. 13° Máx. 29°