Bento Gonçalves perdeu nas primeiras horas deste sábado, 23 de abril, o empresário Lenio Zanesco, de 80 anos. Ele foi acometido pelo câncer e vinha muito debilitado pela doença nos últimos anos. O velório está ocorrendo na Sala A da Capelas São José. O sepultamento ocorre às 16h, no Cemitério Municipal Central. Ele deixa a esposa Neusa e os filhos Juliano, Jordano e Caroline.
Lenio Zanesco era natural de Santa Catarina, mas um bento-gonçalvense de coração, muito identificado com as coisas da Capital do Vinho, desde que por aqui chegou no início dos anos de 1960. O apelido Barqueiro, vem da família, do tempo em que acompanhava o pai em seu segundo trabalho, que era conduzir a barca na travessia dos rios, onde o Rio das Antas com o Rio Carreiro se encontravam para formar o Rio Taquari.
Em Bento Gonçalves, jogou em clubes do futebol amador como goleiro e foi presidente do Clube Esportivo por duas vezes e, durante 8 anos, presidente da fundação do clube, da qual foi um dos criadores. Transformou a empresa Comabe em uma referência no comércio e representação de máquinas. Atualmente, a empresa gera mais de 100 empregos diretos e indiretos.
Lenio Zanesco também foi presidente e conselheiro de várias entidades de classe de Bento Gonçalves, como o Centro de Indústria e Comércio (CIC-BG), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BG), Sindilojas e Hospital Tacchini. Em abril de 2018, o empresário foi agraciado com o título de cidadão bento-gonçalvense, pelos brilhantes serviços prestados para o desenvolvimento da comunidade de Bento Gonçalves.
Mín. 14° Máx. 25°