O Esportivo novamente tropeçou em casa na Divisão de Acesso de 2022, ficando no empate em 1 a 1 com o Gaúcho de Passo Fundo, na tarde desta quinta-feira (21), no Estádio Montanha dos Vinhedos. O atacante Joãozinho abriu o placar para o alviazul, mas Márcio Jonatan, de pênalti, igualou o marcador para os visitantes. Com o resultado, o alviazul soma apenas dois pontos em nove já disputados, permanecendo na vice-lanterna do grupo A.
Na próxima rodada, o Esportivo encara o Veranópolis no primeiro clássico entre as equipes realizado na Divisão de Acesso. O confronto diante do Pentacolor, líder com 100% de aproveitamento, ocorre no domingo (24), às 15h, no Estádio Antônio David Farina.
O jogo:
Sem o zagueiro Tairone e os atacantes Pepeto e Marcos Paulo, os quais se recuperam de lesão, o técnico Carlos Moraes fez alterações na equipe titular. O treinador voltou a utilizar três volantes, promovendo a estreia dos atletas Elias Ceará e Fabrício Lusa no meio de campo, além de Wagner Freitas na defesa.
Os donos da casa foram superiores na etapa inicial, construindo boas oportunidades para abrir o placar. A primeira chance surgiu com Wagner Freitas, cabeceando por cima do gol. Pouco depois, após toque de cabeça de João Pedro, a bola sobrou com Joãozinho, que arriscou de longe à direita da meta defendida por Gabriel. Wallacer e novamente Joãozinho tentaram de fora da área, porém sem sucesso.
O Gaúcho pouco chegou no setor ofensivo e praticamente não fez o goleiro Copetti trabalhar na etapa inicial. Aos 39, Márcio Lima acionou novamente o atacante Joãozinho, que obrigou o goleiro Gabriel a fazer boa defesa.
No segundo tempo, aos 13 minutos, o Esportivo abriu o placar da partida. Em boa troca de passes no ataque, a boa sobrou com Joãozinho, que puxou para o meio e finalizou no canto do goleiro Gabriel para balançar as redes, 1 a 0. Após o gol, o Gaúcho se jogou para o ataque e começou a levar o time da casa para o seu campo de defesa.
Aos 34 minutos, em ataque perigoso do time de Passo Fundo, a bola sobrou com Caetano próximo da pequena área e, em tentativa de cruzamento, acabou batendo na mão do lateral Márcio Lima. O árbitro, no momento do lance, nada marcou, mas o 4º árbitro assinalou a penalidade a favor do Gaúcho, gerando revolta do banco de reservas do Esportivo. Márcio Jonatan chamou a responsabilidade e anotou o gol de empate, 1 a 1. O Esportivo tentou pressionar o adversário nos minutos finais, porém sem efetividade, terminando o jogo em empate.
Ficha técnica:
Esportivo 1 x 1 Gaúcho - 3ª rodada da Divisão de Acesso
Esportivo: Copetti, Márcio Lima, Wagner Freitas, Cleiton e Iury; Chicão, Fabrício Lusa (Hippólito), Elias Ceará (Miqueas) e Wallacer; Joãozinho (Guilherme) e João Pedro – Técnico: Carlos Moraes
Gaúcho: Gabriel Oliveira, Josué, Rafael Klein, Roger e Ednei; Marcel, Henrique e Maurício; Wellington (Caetano), Rafinha e Márcio Jonatan (Robert) – Técnico: Fabiano Borba
Gols: Joãozinho 13’ 2T (ESP) e Márcio Jonatan 37’ 2T (GAU)
3ª rodada:
Avenida 0 x 0 Pelotas
Tupi 1 x 1 Cruzeiro
Brasil de Farroupilha 0 x 1 Veranópolis
Passo Fundo 0 x 0 Glória
Guarani-VA 1 x 0 São Paulo
Inter-SM 0 x 2 Santa Cruz
Esportivo 1 x 1 Gaúcho
São Gabriel 1 x 0 Lajeadense
Mín. 13° Máx. 29°