A sala de troféus está praticamente lotada, mas o bento-gonçalvense Beto Giacomello segue em busca de novos títulos para rechear as estantes com novas taças. E a temporada começou promissora para o piloto de Bento Gonçalves. Na 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, Beto, ao lado de sua equipe, venceu a prova na categoria GT, realizada no dia 9 de abril, em Guaporé, arrancando com saldo positivo na competição estadual com o Cruze Stock #17.
Ao lado de André Senger e Telmo Tecchio, o bento-gonçalvense, que faz parte da equipe Mottin Racing, faturou o 1º lugar na principal categoria da competição. Os pilotos lideraram a prova praticamente de ponta a ponta, abrindo segundos significativos à frente do segundo colocado. A etapa contou com um grid de 34 carros, o que aumentou ainda mais o desafio para os competidores.
Beto Giacomello, que desde pequeno é apaixonado pela velocidade e por carros, fruto da admiração pelo piloto brasileiro Ayrton Senna, tem em seu currículo diversas conquistas. Dentre elas estão o Campeonato Gaúcho e Brasileiro de Endurance, Campeonato Gaúcho de Super Turismo e provas como 6 Horas de Guaporé e 12 Horas de Guaporé. Além disso, já esteve presente em etapa da Stock Car Brasil pela equipe da Mottin Racing.
Neste ano, o veículo - um Stock Car similar aos carros atuais da modalidade - passou por modificações. Com novos pneus e com uma nova “roupa”, agora vestido de Cruze (antes, o Stock Car era um Sonic), a aerodinâmica e o desempenho nas pistas evoluíram, o que deixou Beto ainda mais confiante na briga por mais um título estadual.
A próxima etapa ocorre em Tarumã, em junho. De acordo com Beto, os protótipos levam vantagem, mas afirma que as mudanças no carro podem trazer bons resultados. “Vamos lá para ganhar todas e sermos campeões. São cinco corridas, sendo que a segunda em Guaporé é de 6 horas. Essa prova é uma incógnita, tudo pode acontecer. A cada duas horas é uma corrida, então a pontuação é muito importante. Em Guaporé, os carros mais pesados levam vantagem, que são o caso dos carros GT, que é o meu carro. Agora tem os protótipos que têm uma motorização menor, com menos potência e são mais leves e, em Tarumã, eles levam vantagem”, explica o piloto.
Mesmo que em Tarumã o prognóstico não seja muito favorável, Beto espera ter um maior rendimento em relação às edições passadas. “Tivemos uma atualização nesse carro neste ano. Nós andávamos com um Sonic e trocamos por um Cruze, o que deu uma diferença grande de aerodinâmica no carro, em torno de meio segundo em Guaporé, o que é muito significativo. Além disso trocamos os pneus, os quais, teoricamente, em Tarumã, faz mais diferença. Corríamos com um pneu duro que caia muito de rendimento durante a corrida. Com esse pneu esperamos que não vá cair, então talvez podemos ficar mais equalizados do que em outros anos”, destaca.
O Campeonato Gaúcho de Super Turismo
Com quatro pistas no Rio Grande do Sul e um grid repleto de competidores, inclusive de pilotos de outros Estados, o estadual de Super Turismo é um dos mais disputados do Brasil. O campeonato conta com carros como Stock Car, Lamborghinis, protótipos, carros turbos e com os mais diversos motores. A equalização de potência é realizada pela entrada de ar dos veículos. O campeonato é subdividido por categorias conforme a performance dos carros e dos pilotos. Por conta da equidade, o Cruze Stock, de Beto Giacomello, que conta com um motor de 550 cv (cavalo-vapor), só utiliza 320 cv.
A categoria surgiu do Endurance, cuja prova é de longa duração. No caso da Super Turismo, as provas duram em torno de 2 horas, com exceção do desafio das 6 Horas de Guaporé, que faz parte do calendário da competição estadual e que é uma das etapas mais importantes do campeonato.
Calendário
2ª Etapa – 12 de junho – Tarumã
3ª Etapa – 14 de agosto – Velopark, Nova Santa Rita
4ª Etapa – 16 de outubro – 6 Horas de Guaporé
5ª Etapa – 27 de novembro – Tarumã