Depois de cinco anos, a Associação Garibaldi de Esportes (AGE) vai voltar a disputar a Terceirona Gaúcha de 2022. Além disso, o clube também já confirmou que vai participar novamente da Copa FGF, no segundo semestre. Sob o comando do técnico Chiquinho, ex-meia do Internacional, a equipe trabalha fora das quatro linhas com vistas na formação do elenco e do planejamento para a pré-temporada, que deve iniciar na última quinzena de maio.
Em sua primeira oportunidade sob o comando de uma equipe profissional, o técnico Chiquinho se diz motivado para o desafio. O treinador almeja colocar a sua experiência que obteve dentro das quatro linhas para formar uma equipe competitiva em busca do acesso. Para isso, não só traz o aprendizado adquirido nos cursos e especializações feitas nos últimos anos, como também uma vasta bagagem como jogador profissional, por onde atuou em diversos clubes do país.
“Vamos fazer um grande trabalho e estou motivado para isso. Queremos fazer um trabalho muito sério para colocar os jogadores que realmente vão vestir as cores desse clube e vão saber o peso que essa camisa tem para honrar a equipe da AGE dentro de campo. Agradeço ao Garibaldi por ter me aberto as portas e começar aqui nesse lugar é muito legal, pois foi onde o Tite, que foi meu treinador no Palmeiras, começou sua carreira”, pondera.
O Garibaldi estará no grupo B da Terceirona Gaúcha, ao lado do Gramadense, Igrejinha, que caiu da Divisão de Acesso no ano passado, e Marau, que vai mandar os seus jogos para Torres. Para a disputa da competição, Chiquinho destaca a importância de contar com uma equipe competitiva e organizada dentro das quatro linhas. “Vou precisar ter um time muito competitivo, que tenha muita cooperação com e sem a bola, que possa entender como jogar também propositivamente”, explica o técnico, que complementa:
“A ideia é de que nos jogos dentro da nossa casa consigamos propor o jogo. Acredito que o torcedor quer ver um time jogando para cima e agredindo o tempo todo o adversário em casa, então temos a ideia de fazer isso. Lógico que precisamos ver o perfil dos jogadores”, comenta.
A Terceirona Gaúcha impõe aos clubes a utilização majoritária de atletas sub-23, com um número limite de jogadores acima desta idade. Conforme Chiquinho, o Garibaldi deverá contar com, pelo menos, um atleta experiente em cada setor do campo. “A ideia é levar de dez a doze jogadores da categoria sub-20 para aproveitá-los no profissional. Esses meninos estão em fase final de formação e já têm uma responsabilidade competitiva, que é sempre entrar para vencer, e psicologicamente eles já conseguem suportar uma pressão. Vamos trazer jogadores um pouco mais experientes também”, relata o treinador.
Antes da apresentação oficial do elenco, o Garibaldi vai apresentar, no dia 3 de maio, na Agência do Sicoob São Miguel, a nova diretoria, comissão técnica e o projeto “AGE/Garibaldi 2022/2027. Além disso, o clube vai oficializar o lançamento da parceria com o banco Sicoob e vai divulgar a nova camisa para a temporada 2022.
A Terceirona Gaúcha tem início previsto para o dia 26 de junho. O técnico Chiquinho terá cerca de 35 dias para preparar a equipe garibaldense para a disputa da competição estadual.