Educação Indefinição
Reunião entre a 16ª CRE e o Conselho Escolar definirá situação de alunos do Barracão
O "plano A" ainda é que estudantes da EEEF Nossa Senhora da Salette, onde há risco de desabamento, sejam temporariamente acolhidos no Colégio Landell. Informação de que aulas já reiniciariam nesta semana no salão comunitário não é verdadeira, segundo a Coordenadoria
13/04/2022 09h19 Atualizada há 3 anos
Por: Marcelo Dargelio
(Reprodução)

Após a publicação da matéria na qual a 16ª Coordenaria Regional de Ensino (CRE) confirmava que os alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Salette, no Barracão, seriam temporariamente transferidos para o Colégio Landell de Moura – em virtude do risco de desabamento de um corredor –, muitos pais questionaram o NB Notícias a respeito da divulgação desta informação. Houve até comentários tratando a matéria como "fake" e garantindo que as aulas presenciais já seriam retomadas nesta quarta-feira, dia 13, no salão comunitário, o que não confere com a realidade.

Segundo a CRE, o "plano A" ainda é utilizar a estrutura do educandário do bairro Planalto, onde há salas vazias nos turnos da manhã e da tarde. O "plano B" seria autorizar que os estudantes tivessem aulas improvisadas no salão da comunidade, até que sejam feitas as devidas reformas na escola. Mas essas questões só serão discutidas entre a Coordenadoria e o Conselho Escolar em uma reunião nesta quinta-feira, dia 14.

Ainda no final da tarde da última segunda-feira, dia 11, o coordenador da 16ª CRE, Alexandre Misturini, havia encaminhado um áudio em resposta à reportagem, no qual informava que, nesta semana, as atividades serão mantidas no modelo remoto e que, provavelmente a partir da semana que vem, as salas do Landell já seriam ocupadas. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) também já foi acionada, ainda na última sexta-feira, dia 8, para reorganizar o transporte escolar – a CRE ainda espera uma resposta definitiva da Smed sobre esta questão.

Segundo a prefeitura de Bento Gonçalves, 30 alunos do município que, por meio de uma cessão de uso, ocupavam duas turmas do segundo ano na EEEF Nossa Senhora da Salette serão realocados para a EMEF Liete Tesser Pozza, no bairro Fátima. Estes estudantes já são oriundos da EMEF General Rondon, também localizada no Barracão, e cuja estrutura é outra que apresentou problemas sérios.