As aulas do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia, o primeiro curso de pós-graduação stricto sensu ofertado pelo Campus Bento Gonçalves do IFRS, tiveram início nesta semana. Na quinta-feira, dia 7, aconteceu o encontro com a presença de todos os acadêmicos, em uma disciplina obrigatória.
Na ocasião, os estudantes também fizeram uma visita guiada aos diversos espaços do Campus. Antes, na segunda-feira, dia 4, já havia sido realizada a primeira aula de uma disciplina eletiva.
Embora o Campus Bento Gonçalves do IFRS já contasse com outros cursos de pós-graduação, na modalidade lato sensu (especialização), as aulas do Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia realizadas nesta semana deram início a formação stricto sensu nessa unidade do IFRS.
Sobre o Programa de Pós-Graduação em Viticultura e Enologia (PPGVE)
O PPGVE é um programa que atua em forma associativa e será ofertado em diferentes polos. No primeiro momento a oferta acontece nos campi Bento Gonçalves do IFRS e Urupema do IFSC. Futuramente, poderá contar com outras instituições associadas.
O Mestrado Profissional em Viticultura e Enologia é o primeiro na área aprovado no Brasil. Vinculado à área interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), está estruturado em duas linhas de pesquisa, as quais trabalham os principais conhecimentos da área de forma transversal: Tecnologias em Viticultura e Enologia e Desenvolvimento e Sustentabilidade na Vitivinicultura.
O curso tem como objetivo propiciar aos profissionais que atuam no setor vitivinícola aprimorar seus conhecimentos teóricos e desenvolver ações de pesquisa na busca de soluções para os problemas relacionados à área. Esse trabalho deve resultar em melhorias capazes de contribuir para o desenvolvimento regional, para o avanço do conhecimento e na condução de sistemas de produção, focados na gestão, tecnologia e inovação para aumentar a participação brasileira no mercado nacional e internacional. Saiba mais em https://pos.ifrs.edu.br/ppgve/.