O salmão é considerado um superalimento. E não é para menos: ele é rico em ômega-3, proteínas e vitaminas do complexo B. A combinação de ômega-3, selênio e vitaminas A e D presentes no peixe é fundamental para melhorar a imunidade, tanto a curto como a longo prazo. Desse modo, consumir pelo menos duas porções por semana pode reduzir o risco de problemas crônicos, como doenças cardíacas, diabetes e declínio cognitivo.
Além disso, apenas uma porção dele tem 26 gramas de proteína, o que pode ajudar na saciedade, reduzir os desejos e fazer o organismo ficar satisfeito com menos gordura saturada do que a carne.
Por fim, ele carrega ácidos graxos e vitamina B12, além de selênio. Todos esses itens estão ligados à melhora da função cerebral, da cognição e da saúde neurológica. Isso sem contar a dose de proteção do coração!
Como temperar salmão
O salmão tem um sabor característico e marcante, além de ser suculento. Por isso, temperos básicos já são suficientes para deixar a refeição deliciosa. Confira algumas opções:
Na marinada
A marinada nada mais é do que a técnica de deixar os alimentos (principalmente carnes) de molho em uma mistura de temperos por algumas horas. Desse modo, o sabor das ervas e das especiarias penetra mais profundamente no ingrediente.
Como o salmão é um peixe oleoso, a marinada ideal deve ser feita com líquidos mais ácidos. Uma boa opção, portanto, é o suco de alguma fruta cítrica: limão, laranja e maracujá, por exemplo. Pimenta branca, coentro e alecrim dão o toque final à mistura.
Como temperar salmão para assar
Aqui, quanto mais ervas e especiarias, melhor! Uma boa opção é fazer uma espécie de pastinha com cominho, sálvia, tomilho e páprica doce. Mas cubra a peça com a combinação pelo menos meia hora antes de levar ao forno.
Como temperar salmão para grelhar
O preparo grelhado valoriza o sabor natural do alimento em questão. Por isso, nesse caso, vale optar por temperos mais simples e suaves, como sal, pimenta-do-reino e suco de limão siciliano. Um fio de azeite na frigideira dará o toque final.
Para manter ainda mais a suculência do salmão, uma boa dica é cobri-lo com papel-alumínio antes de levar ao forno. Assim, a umidade perdida será reabsorvida pela própria proteína, evitando o ressecamento e realçando o sabor. Você pode, ainda, forrar a assadeira com pétalas de cebola.
Por fim, mas não menos importante o clássico molho feito com maracujá para acompanhar, não pode faltar!