Educação Música
Projeto leva aulas de percussão para escola do bairro Vila Nova II, em Bento
Ao longo do ano, ação deve ser ampliada para outros educandários da rede municipal
07/04/2022 16h21
Por: Marcelo Dargelio
(Divulgação prefeitura)

Nesta quarta-feira, dia 6, os alunos de 5º a 9º anos da Escola Municipal Professora Maria Margarida Zambon Benini, no bairro Vila Nova II, acolheram a divulgação do projeto pedagógico-artístico “Orquestra de Percussão Sustentável de Bento Gonçalves”, que promoverá oficinas de formação com o objetivo de formar um grupo musical permanente, itinerante e rotativo de novos talentos artísticos. 

Na ocasião, os estudantes foram mobilizados a interagir musicalmente e a refletir acerca da percussão. As oficinas acontecerão de abril a dezembro, no contraturno escolar, na Fundação Casa das Artes.

A proposta prevê, inicialmente, a confecção de instrumentos a partir de materiais alternativos e aulas de teoria do ritmo. “É a cultura e a arte sendo levadas para as escolas do município. Temos a experiência de grandes músicos nessa atividade e a expertise do Bento Jazz & Wine Festival que deixa seu legado na cidade. Estaremos realizando essa ação inicialmente nesta escola e posteriormente podendo proporcionar a mais alunos”, ressalta o secretário de Cultura, Evandro Soares. 

O grupo trabalhará sob a orientação pedagógica e coordenação de ensaios de Guilherme Sanches e Alison Seben, com a direção geral e artística do curador do Bento Jazz & Wine Festival, Carlos Badia. A atividade tem co-realização das secretarias de Cultura e Educação. Ao longo do ano, estudantes de outras escolas da rede municipal de ensino também serão contemplados com a atividade.