Nesta quarta-feira, dia 6, os alunos de 5º a 9º anos da Escola Municipal Professora Maria Margarida Zambon Benini, no bairro Vila Nova II, acolheram a divulgação do projeto pedagógico-artístico “Orquestra de Percussão Sustentável de Bento Gonçalves”, que promoverá oficinas de formação com o objetivo de formar um grupo musical permanente, itinerante e rotativo de novos talentos artísticos.
Na ocasião, os estudantes foram mobilizados a interagir musicalmente e a refletir acerca da percussão. As oficinas acontecerão de abril a dezembro, no contraturno escolar, na Fundação Casa das Artes.
A proposta prevê, inicialmente, a confecção de instrumentos a partir de materiais alternativos e aulas de teoria do ritmo. “É a cultura e a arte sendo levadas para as escolas do município. Temos a experiência de grandes músicos nessa atividade e a expertise do Bento Jazz & Wine Festival que deixa seu legado na cidade. Estaremos realizando essa ação inicialmente nesta escola e posteriormente podendo proporcionar a mais alunos”, ressalta o secretário de Cultura, Evandro Soares.
O grupo trabalhará sob a orientação pedagógica e coordenação de ensaios de Guilherme Sanches e Alison Seben, com a direção geral e artística do curador do Bento Jazz & Wine Festival, Carlos Badia. A atividade tem co-realização das secretarias de Cultura e Educação. Ao longo do ano, estudantes de outras escolas da rede municipal de ensino também serão contemplados com a atividade.