Esporte Voleibol
Bento-gonçalvenses disputam as semifinais da Superliga 2021/2022
Franco Paese, maior pontuador da competição, defende o semifinalista Vôlei Guarulhos-SP, enquanto Welinton Oppenkoski e Matias Provensi atuam no Sada Cruzeiro-MG em busca de mais uma final.
06/04/2022 21h05
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Fotos: Sada Cruzeiro/Divulgação / Vôlei Guarulhos/Divulgação

As semifinais da Superliga de Voleibol 2021/2022 terão em quadra a presença de três atletas bento-gonçalvenses em busca da final. O oposto Franco Paese, um dos destaques da temporada pelo Vedacit Vôlei Guarulhos-SP, almeja ajudar a sua equipe para desbancar o atual vice-campeão Minas-MG. Já o oposto Welinton Oppenkoski e o ponteiro Matias Provensi, jovens atletas que integram a equipe profissional do Sada Cruzeiro-MG, buscam vaga à final com o time estrelado visando erguer mais uma taça na temporada. 

O bento-gonçalvense Franco Paese vive uma de suas melhores fases da carreira. O oposto é, atualmente, o maior pontuador da Superliga com 438 pontos anotados em 78 sets jogados – uma média de 5,62 pontos por set, muito acima da média do segundo maior pontuador, Leandro Neves, do Minas, com 4,67. 

Na fase classificatória, o Guarulhos terminou em 4º lugar com 39 pontos, somando 12 vitórias e 10 derrotas. Nas quartas de final, os paulistas eliminaram o Blumenau no melhor de três jogos, após vencer o primeiro por 3 sets a 0, com Franco Paese conquistando o troféu Viva Vôlei de melhor em quadra, e perder o segundo confronto por 3 sets a 2. Na partida decisiva, o Guarulhos fez 3 sets a 2 sobre o time catarinense, confirmando a vaga à semifinal. 

Franco Paese ajudou o time paulista a realizar o feito histórico de alcançar uma semifinal inédita / Foto: Vôlei Guarulhos

O clube busca chegar à decisão de forma inédita na Superliga. Mas, para isso, terá que bater o atual vice-campeão e líder da fase classificatória Fiat/Gerdau/Minas-MG, que sofreu somente duas derrotas em toda a competição.

Continua após a publicidade

Já o Sada Cruzeiro, equipe detentora de seis títulos, busca alcançar a final depois de dois anos fora da decisão. O time dos bento-gonçalvenses Welinton Oppenkoski e Matias Provensi visa conquistar o terceiro título da temporada. Depois de se sagrar campeão Mundial, em 2021, e campão Sul-Americano, em 2022, os mineiros agora vão em busca do Heptacampeonato da Superliga. 

Na competição nacional, Oppenkoski atuou em mais jogos em relação ao ponteiro Matias, que subiu ao profissional nesta temporada. Com 48 sets jogados, o oposto anotou 64 pontos na Superliga. 

Oppenkoski anotou 64 pontos na Superliga / Foto: Sada Cruzeiro/Divulgação

Na fase classificatória, o Sada Cruzeiro terminou na vice-liderança com 59 pontos, dois a menos que o rival Minas. Nas quartas de final, o estrelado não encontrou dificuldades para bater o São José-SP com duas vitórias por 3 sets a 0. Na semifinal, os mineiros encaram o SESI-SP, do central farroupilhense Eder Carbonera. 

Continua após a publicidade

Semifinais – Superliga 2021/2022

Jogo 1

Sada Cruzeiro-MG x SESI-SP – 09/04 – 16h30 – Poliesportivo do Riacho-MG

Minas-MG x Guarulhos-SP – 09/04 – 19h – Arena Minas-MG

Jogo 2

SESI-SP x Sada Cruzeiro-MG – 15/04 – 21h – SESI Vila Leopoldina-SP

Guarulhos-SP x Minas – 16/09 – 19h – A definir

Os confrontos terão transmissão ao vivo dos canais SporTV.