16°C 26°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento tem mais de 6 mil pessoas que não tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Já vacinando pessoas com a quarta dose, município vai abrir unidades de saúde no sábado, 9 de abril, para incentivar a imunização por parte dos bento-gonçalvenses.

06/04/2022 às 14h46 Atualizada em 07/04/2022 às 08h54
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Milhares de bento-gonçalvenses praticamente desistiram de tomar a vacina contra a Covid-19 - Foto: Divulgação
Milhares de bento-gonçalvenses praticamente desistiram de tomar a vacina contra a Covid-19 - Foto: Divulgação

Mais de 6 mil pessoas praticamente abriram mão de tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 em Bento Gonçalves. O número de ausentes da imunização se mantém praticamente o mesmo desde o segundo semestre de 2021. Para buscar atender este grupo de atraso também da terceira dose, a prefeitura irá abrir várias unidades de saúde para realizar a vacinação neste sábado 9 de abril. 

Segundo a prefeitura de Bento Gonçalves, o objetivo da imunização neste sábado é fazer com que se aumente o número de vacinados com a segunda e a terceira dose. As unidades estarão abertas das 8h às 13h, sem fechar ao meio-dia. A imunização pode ser realizada nos seguintes locais: Maria Goretti, Eucaliptos, Licorsul, Aparecida, Central, Zona Sul, Progresso II, Zatt e Conceição.

De acordo com a última atualização da Secretaria Municipal de Saúde, 100.028 moradores de Bento Gonçalves haviam recebido a primeira dose da vacina. Porém, apenas 93.645 realizaram a imunização com a segunda dose, abrindo um déficit de vacinados de 6.383 pessoas. Os números em relação à terceira dose da vacina são ainda menores. Até o momento, apenas  43.779 pessoas foram submetidas à dose de reforço.

A vacinação do público infantil também conta com baixa procura. São apenas 2.898 crianças com a primeira dose e 641 já com esquema vacinal completo. A expectativa do município era de vacinar pelo menos 9 mil crianças. 

De olho na vacina

Segunda dose

Coronavac para quem fez a primeira dose há 28 dias. 

Pfizer para quem fez a primeira dose há oito semanas. 

Astrazeneca/Covishield para quem fez a primeira dose há oito semanas. 

Dose de reforço

Para dose de reforço podem procurar o serviço de saúde pessoas com mais de 18 anos que realizaram a segunda dose (Pfizer, Coronavac, Astrazeneca/Covishield, Jansen) no intervalo de quatro meses.

Adolescentes de 12 até 17 anos imunocomprometidos, que podem fazer a dose reforço após 08 semanas da segunda dose.

Quarta dose

Pessoas acima de 18 anos, imunossuprimidas, e idosos acima de 80 anos, que realizaram a terceira dose há mais de quatro meses.

Vacinação das crianças

A imunização de crianças de 05 até 11 anos é realizada nas Unidades Central, Centro de Referência Materno Infantil e Unidade Zona Sul (Botafogo) e Zatt. Os pais ou responsáveis devem acompanhar e apresentar carteirinha de vacinação.

Vacinação da gripe

A vacina da gripe não será realizada neste dia. As unidades estarão abertas no sábado (30 de abril), para ação do dia D.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários