Certos problemas de saúde exigem agilidade no atendimento e podem ser decisivos para salvar uma vida. Desta forma, o Tacchini Sistema de Saúde criou uma ferramenta que tem auxiliado na transferência de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para a casa de saúde. A novidade já beneficiou mais de 4.500 pessoas ao longo de 15 meses de utilização.
Desde o final de 2020, o Tacchini Sistema de Saúde desenvolveu uma ferramenta informatizada para regulação de pacientes, com o objetivo de agilizar a transferência de pacientes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o Hospital Tacchini. Em 15 meses de utilização, o Núcleo Regulatório do Tacchini já utilizou o sistema integrado para a regulação de mais de 4,5 mil solicitações, incluindo Pronto Socorro, Unidade de Internação e UTI Adulto, além de outros 2,2 mil pedidos de exames de imagem.
O sistema, considerado essencial para permitir o gerenciamento de pacientes durante os períodos mais severos da pandemia, foi criado para facilitar a comunicação entre as equipes de saúde, diminuir o tempo de transferência (sobretudo os relacionados a trâmites burocráticos) e eliminar controles realizados por planilhas digitais ou mesmo papéis.
Com a ferramenta, adiciona-se ainda uma barreira a mais de segurança no processo, evitando a perda ou a confusão de informações. Além disso, a agilidade imposta pelo processo permite um atendimento mais eficiente, sobretudo em casos mais críticos, onde a vida do paciente está em risco.
Como a plataforma funciona
Em uma plataforma digital, os profissionais de saúde da UPA previamente cadastrados, preenchem uma solicitação de transferência, que inclui uma série de informações sobre o estado de saúde dos pacientes. Entre elas, o tipo de solicitação (se urgência, internação ou UTI) os sintomas, comorbidades, sinais vitais, exames realizados, necessidade de isolamento e hipótese diagnóstica, além dos recursos necessários para acolher o paciente.
O pedido de transferência é recebido instantaneamente pelo Núcleo Regulatório, composto por uma equipe de profissionais de saúde que realiza uma avaliação independente do pedido, levando em conta os termos de contratualização entre SUS e hospital e a disponibilidade de leitos no momento da requisição. Caso o pedido seja aprovado, a UPA recebe o sinal verde para iniciar o processo de transporte, enquanto a estrutura do Tacchini é preparada para suprir as necessidades do paciente antes mesmo da sua chegada.
Sistema amplo
Além da comunicação com a UPA, o sistema idealizado e operacionalizado pelo Núcleo Regulatório do Tacchini também realiza os registros formais de uma série de outras ações. Entre elas, está a transferência de pacientes de outros hospitais ao Tacchini e a transferência de pacientes do Tacchini para outras instituições. “Atuamos 24 horas por dia, 7 dias por semana, para gerenciar toda a demanda. É um processo complexo de gestão, mas estamos muito felizes com os resultados que estamos obtendo. Os registros detalhados ajudam a equipe assistencial a prestar o atendimento de excelência que caracteriza o Tacchini”, avalia Caroline Jaskowiak, coordenadora do Núcleo Regulatório.