Vai um bolinho aí? É costume de todo brasileiro já ter um bolo caseiro em “stand by” para quando vier visitas em sua casa ou só para ter sempre um doce gostoso e fresco para comer. Mas, como muitos de nós sabemos, nem sempre a massa fica no ponto certo. Por isso, Cecília Victório, chef e sócia-fundadora de produtos do Bolos da Cecília, deu algumas dicas valiosas para fazer um bolo fofo.
Para ela, a escolha dos ingredientes é um ponto essencial para seu bolo caseiro ficar da maneira que você quer. “É necessário que todos os ingredientes sejam de boa qualidade. Se forem usadas frutas, o cuidado deverá ser maior, pois elas oxidam facilmente e estragam”, afirma.
Quanto a temperatura dos ingredientes, a chef deixa claro que o melhor é manter em temperatura ambiente, até mesmo os ovos, que temos costume de deixar na geladeira, devem ser retirados alguns momentos antes. Cecília ainda frisa que o melhor é usar ingredientes frescos, não só por conta do sabor, que fica mais acentuado, quanto pelos próprios nutrientes.
Quanto a temperatura que o bolo deve ser assado, a chef afirma que o ideal é de 180 a 220 graus. Além disso, ela deixa claro: os primeiros 20 minutos de forno são cruciais para um bolo fofo e, por isso, é de extrema importância que nesse período o bolo permaneça intacto, ou seja, não abra o forno ainda, nem para dar aquela conferida.
Dúvidas comuns
A chef ainda tira algumas dúvidas cruciais que sempre aparecem na nossa mente quando a receita de bolo fofo não sai como o esperado. Segundo elas, no geral, os problemas acontecem porque as etapas não são seguidas corretamente.
1) Por que, às vezes, o bolo não cresce?
"Um dos motivos é não incorporar os ingredientes de forma correta, por exemplo, claras mal batidas e/ou forno muito quente”, responde a chef.
2) Qual o principal segredo para acertar o bolo em casa?
Nessas pergunta, as dicas são pontuais: usar ingredientes frescos e preparar o bolo sem pressa e obedecendo fielmente a receita. “Mas o principal é o respeito pelos ingredientes e o amor no preparo de tudo que se faz”, declara.
3) O que fazer para o bolo não solar?
Aqui, o ideal para evitar que o bolo sole é bater o tempo necessário, ou seja, bater as claras em neve e “não esquecê-las por um tempo enquanto vai fazer outra coisa e depois volta a fazer o bolo. Claras voltam a ser líquidas e seu bolo vai solar certamente”.
Escolha da forma
Para escolher o tamanho mais indicado para fazer seu bolo caseiro, é preciso observar a quantidade de massa: ela deve ir até mais ou menos a metade da altura da forma, para que possa ter espaço suficiente para crescer. Além disso, para untar a forma, é preciso ter tranquilidade e preencher toda a forma (mesmo) com margarina e, então, jogar a farinha.
Pronto! Agora sim você nunca mais vai errar a mão na hora do preparo do bolo caseiro. Com essas dicas simples, fáceis e rápidas de serem postas em prática, o seu bolo fofo vai ganhar outra dimensão em sabor e qualidade, conquistando cada vez mais admiradores por aí.