A bola oval voltou a voar no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves. A antiga casa do extinto Bento Snakes foi palco do confronto entre Carlos Barbosa Ximangos e Porto Alegre Pumpkins, no domingo (3), válido pela 2ª rodada da fase regular. Em confronto direto na briga pela vaga ao Gaúcho Bowl (final), o time barbosense não foi páreo para a equipe porto-alegrense, que venceu por 30 a 12 e garantiu o seu passaporte à decisão do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano.
O Pumpkins abriu o placar logo no primeiro quarto de jogo. Emmanuel Cony anotou o primeiro touchdown da partida, com o Extra Point efetivo de Eder Lopes. Pouco depois, o senegalês Mamadou Sow ampliou a vantagem com mais um touchdown, com Extra Point capitalizado novamente pelo Kicker Eder Lopes. O Ximangos descontou com Wagner Bottega, com o kicker Carlos Eduardo Poersch anotando o PAT, 14 a 7.
No segundo quarto, o Ximangos forçou um safety e encostou no placar. No entanto, Théo Miguel anotou o terceiro touchdown do Pumpkins, com chute preciso de Lopes para acertar o Extra Point.
No terceiro quarto, Lopes ampliou o placar com Field Goal de 27 jardas. O Ximangos voltou a diminuir a vantagem com Field Goal do kicker Poersch. Porém, Matheus Jerke, após receber passe em profundidade do quarterback Do Canto e fez o quarto touchdown para os porto-alegrenses, decretando a vitória pelo placar de 30 a 12.
O Pumpkins segue na liderança do grupo A com campanha invicta de 2-0. Com o resultado, o time de Porto Alegre vai decidir o título do Campeonato Gaúcho de 2022, já que pelos critérios de desempate a equipe não pode ser mais ultrapassada por Ximangos e Canoas Bulls.
O Carlos Barbosa Ximangos, por sua vez, não tem mais chances de classificação e finalizou a rodada na terceira colocação do grupo com uma vitória e uma derrota (1-1). A equipe barbosense finaliza a sua participação na competição estadual no dia 24 de abril, diante do Canoas Bulls, em Canoas.