A preparação do Esportivo para a Divisão de Acesso está sendo atípica em relação a outras temporadas. Com pouco tempo de treinamento com o grupo completo, o qual ainda está em formação, uma vez que novos reforços devem se apresentar nos próximos dias, o alviazul busca o equilíbrio para arrumar a equipe dentro das quatro linhas, sobretudo em busca do entrosamento conforme as ideias do técnico Carlos Moraes.
O Esportivo realizou apenas dois testes preparatórios, ambos com o Santa Cruz, somando uma vitória e um empate. Em ambos os confrontos, o alviazul contou dentro de campo com atletas que recém desembarcaram em Bento Gonçalves para se juntar ao grupo de jogadores. Desta forma, o entrosamento ficou comprometido durante os testes, porém, apesar disso, a comissão técnica está confiante em uma boa estreia para iniciar a Divisão de Acesso com vitória.
De acordo com o treinador, os dois testes foram avaliados de forma positiva. No entanto, pondera a necessidade de evolução, sobretudo durante o início do campeonato. “Na semana passada tivemos dois jogadores chegando e que já foram para o jogo, e o mesmo aconteceu neste amistoso com a chegada de Chicão e Wallacer, os quais não treinaram com o restante da equipe e já atuaram. Estamos tentando adaptar o mais rápido possível”, explica Carlos Moraes, que complementa:
“Ainda estão desequilibradas as questões técnicas, táticas e físicas. Há um pouco de falta de ritmo e até de conjunto, mas os dois amistosos que fizemos contra o Santa Cruz nos deram uma garantia de que o trabalho está no caminho certo”, destaca.
Por conta da forte semana de treinamento, o técnico optou por preservar alguns atletas no segundo tempo. Além disso, o treinador ponderou a importância de oferecer a oportunidade dos atletas oriundos da base em mostrarem o seu futebol dentro das quatro linhas.
Chegada de reforços:
O Esportivo ainda busca qualificar o seu elenco para a Divisão de Acesso. Conforme o treinador, três atletas devem chegar nesta semana para reforçar o elenco e outros três jogadores estão sendo buscados no mercado para integrar o plantel alviazul. “Acertamos com dois volantes e mais um atacante de extrema, e vamos buscar mais dois jogadores para o setor ofensivo e mais um para o setor defensivo. Vamos buscar esses reforços durante a competição para qualificar ainda mais o grupo”, comenta Carlos Moraes.
O treinador almeja realizar uma semana intensa de trabalhos para evoluir a equipe, sobretudo no quesito entrosamento, visando a estreia diante do Brasil de Farroupilha. “Vamos tentar fazer uma semana boa, com bastante qualidade de treino para buscar três pontos na estreia”, salienta.
Com o grupo ainda em processo de formação, Carlos Moraes acredita que a equipe deve evoluir durante as primeiras rodadas assim que o elenco for se completando com a chegada dos reforços. “Durante a competição a equipe vai se formando, e essa é a tônica de todas as equipes. Temos a expectativa de que as coisas aconteçam de uma maneira crescente para que, no momento certo, possamos chegar com uma equipe bem competitiva”, explica.
A estreia do Esportivo na Divisão de Acesso ocorre no domingo (10), às 15h30, diante do Brasil de Farroupilha, no Estádio das Castanheiras, em Farroupilha.
Mín. 13° Máx. 29°