Política Região
Garibaldi terá novas eleições para prefeito neste domingo, 3 de abril
Pleito que ocorre após a cassação da chapa vencedora de 2020 será acompanhado por pesquisadores da USP e membro do TRE e do TSE
01/04/2022 14h36
Por: Marcelo Dargelio
(Reprodução)

Neste próximo domingo, dia 3 de abril, os eleitores de Garibaldi voltam às urnas para decidir – novamente – quem assumirá a administração do município até o final de 2024. O pleito ocorre pouco mais de quatro meses após a cassação da chapa formada por Alex Carniel e Sergio Chesini (ambos do Progressistas), que foi acusada de abuso de poder político e econômico.

Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, Carniel foi declarado inelegível por oito anos, mas Chesini agora retorna como candidato a prefeito, ao lado de Valério Mayer. Na outra ponta, Sandro Garda e a vice Cláudia Schiedeck formam a outra candidatura na corrida pelo Executivo garibaldense.

A votação será realizada entre 7h e 17h e estão aptos a participar todos os eleitores com inscrição regular, no município, até 3 de novembro de 2021. Para votar, o cidadão deverá portar documento oficial com foto e o título de eleitor, ou apresentar os dados da inscrição eleitoral por meio do aplicativo de celular e-Título.

Pesquisadores da USP acompanharão a eleição
Um grupo de pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc), da Universidade de São Paulo (USP), acompanhará, a partir do sábado, dia 2, os procedimentos de preparação, bem como, a eleição no domingo.

Na visita, os integrantes da USP poderão ver de perto a organização de uma eleição oficial para a identificação de eventuais pontos de melhoria e para verificar a viabilidade de propostas em debate no projeto "Eleições do Futuro", do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A iniciativa faz parte de um convênio de cooperação técnica, firmado entre TSE e USP, que prevê o intercâmbio de conhecimento e atividades de pesquisa e inovação em tecnologias emergentes aplicadas ao sistema eletrônico de votação da Justiça Eleitoral.

Também estarão presentes, em Garibaldi,o presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, e o vice-presidente e corregedor da instituição, desembargador Francisco José Moesch, além de representantes do TSE e do Tribunal Eleitoral gaúcho.