2022 é o ano das eleições presidenciais juntamente com a de governadores, deputados federais e estaduais, além dos senadores. É um momento importante para decidir os rumos dos próximos quatro anos do país, mas para você ter o direito de tomar essa decisão, é necessário ter o seu título de eleitor em mãos.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) notou uma grande queda no cadastro de novos títulos de eleitores para jovens de 16 e 17 anos. O número de interessados caiu 82%, dado que em 2012, 2.603.094 pessoas dessa faixa etária pediram o documento, enquanto neste ano, até março, foram 466.227.
Em Bento Gonçalves podemos ver uma reação um pouco contrária. Em 2020, a cidade tinha apenas 41 votantes de 16 anos e 197 de 17 anos, já em 2022 (janeiro e fevereiro), a cidade já conta com 95 adolescentes de 16 anos e 220 de 17 anos. Não é um aumento tão significativo, porém já causa um impacto. Contudo, nos últimos quatro anos, 1.136 pessoas ficaram com o título irregular e 1.054 estão com o documento cancelado por inatividade nas últimas três votações. A questão da biometria não é uma irregularidade em 2022, pois este ano não será exigido de forma obrigatória.
O presidente do TRE-RS, o desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, em visita a Zona Eleitoral de Bento Gonçalves, comenta sobre a pouco adesão dos jovens ao título de eleitor. "Está dentro do esperado, mas gostaríamos que tivesse um movimento maior. Percebemos que existe um certo desencanto pelas eleições não só pelos adolescentes, e sim pela sociedade em geral, porém não podemos entregar o nosso direito de escolher os nossos representantes", destaca.
Outro dado interessante que o sistema do TSE apresenta é que o maior grupo votante de Bento Gonçalves – sendo 89.488 aptos – são de pessoas sem o ensino fundamental completo. Isso pode ser um resultado de como a crise econômica está afetando cada vez mais as pessoas, fazendo com que elas larguem a escola para trabalhar desde cedo.
A decisão de mudar essa realidade é nas urnas, regularize ou faça o seu título de eleitor até o dia 4 de maio. A novidade deste ano é que pode resolver isso direto de casa, de forma online, sem enfrentar filas.
Confira como fazer o título de eleitor:
Acesse o site do TRE-RS ( www.tre-rs.jus.br ), vá no menu de Serviço ao Eleitor e clique em ‘Atendimento’ para acessar a plataforma de atendimento virtual do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, o JE Digital.
Nessa plataforma, a eleitora ou o eleitor podem obter, de onde estiverem, todos os serviços disponibilizados nos cartórios eleitorais, como por exemplo:
- Fazer o primeiro título;
- Transferir a inscrição eleitoral para outro Município;
- Alterar dados pessoais;
- Tirar certidões.
No serviço “Consultar situação eleitoral” é possível verificar se está tudo certo para votar nas próximas eleições. Se o título de eleitor estiver regular, será possível votar mesmo que não tenha sido feito coleta biométrica.
Em caso de dúvidas, na própria página dos serviços online é possível conversar com um dos atendentes da Justiça Eleitoral, clicando na opção “Preciso de ajuda”. Caso não conseguir solucionar o problema de forma online, é possível agendar o atendimento presencial, sem a necessidade de enfrentar fila, das 10h às 17h, pelo telefone (54) 3451-8688.
Mais informações: https://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2022/Janeiro/eleicoes-2022-regularize-o-titulo-ate-4-de-maio-e-fique-apto-a-votar