O problema existe, mas a criança mal se dá conta. Imagens distorcidas ou não percebidas, sejam de longe ou de perto. O pior acontece mais tarde, impactando o rendimento escolar: criança que não enxerga direito mostra pouco interesse nas aulas e é incapaz de se concentrar. Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 12% das crianças em idade escolar e pré-escolar precisam de óculos.
Ainda segundo o Conselho, 57% das crianças com problemas visuais são desatentas e agitadas. Daí a importância de reconhecer os sintomas o mais cedo possível e levar a criança ao médico. Cabe aos pais darem atenção à saúde dos olhos dos filhos, desde o período que antecede a alfabetização.
A idade pré-escolar convida para uma visita ao oftalmologista. O exame de dilatação é feito para identificar se há alguma alteração. Se os pais usam óculos, é importante avaliar a criança com frequência, pois o grau pode ser uma tendência genética. Não podemos confiar na resposta de uma criança, acreditar se ela está enxergando bem ou não. Quando a vista é dilatada, temos uma refração mais precisa e conseguimos ver o grau real, independente da resposta dela.
Proteja a criança do sol
O perigo está na radiação UVA e UVB, por esse motivo recomendamos se proteger logo cedo. Os raios envelhecem as estruturas dos olhos, ou seja, antecipa instalação da catarata, doenças da retina e até pode causar mutações.
Recomenda-se para as crianças que passam muito tempo ao sol, em parques ou praias, que usem óculos de sol com proteção solar e, se isso não for possível, que usem uma viseira. Olhos escuros têm mais proteção do que os claros, embora a proteção deva valer para todos. Olhos mais claros são mais sensíveis ao sol e tem ainda mais chances de desenvolver doenças por causa dos raios UVA e UVB.
Os profissionais da Oftalmologia Integrada Serra Gaúcha descrevem os principais sintomas de que algo está errado com a visão da criança, para que os pais ou responsáveis fiquem atentos.
Dos seis aos sete anos (início da fase escolar):
- Faz “careta” ou franze a testa para enxergar
- Queixa-se de dor ou cansaço nos olhos e dor de cabeça
- Coça muito os olhos
- Olhos vermelhos após esforço
- Dificuldade em ver o que está escrito na lousa (miopia)
- Chega o rosto muito próximo ao caderno ou livro (hipermetropia)
- Apresenta baixo rendimento escolar
- Desinteresse na sala de aula
- É excessivamente tímida
- Recusa-se em participar de atividades esportivas (miopia)
- Tem dificuldade em distinguir ou combinar cores (daltonismo)
Saiba mais! Marque uma consulta: Agende por telefone (54)3454-4647 ou WhatsApp (54)99205-1084.
Endereço: Rua General Osório, 309 - Sala 503 - Edifício Osvaldo Cruz - Centro - Bento Gonçalves
https://www.facebook.com/OftalmologiaIntegradaSerraGaucha/
Mín. 13° Máx. 29°