Saúde Pandemia
Mês de março expõe dificuldade no atendimento a crianças na UPA 24h de Bento
Com poucos médicos disponíveis nas últimas semanas, coube aos clínicos gerais garantir as consultas pediátricas – o que fez com que pacientes adultos esperassem até oito horas
31/03/2022 09h31 Atualizada há 3 anos
Por: Marcelo Dargelio
(NB Notícias)

De acordo com a prefeitura de Bento Gonçalves, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, localizada no bairro Botafogo, teve um aumento no fluxo de atendimentos do público infantil que quase dobrou as consultas na comparação entre fevereiro e março. Diante de uma anunciada alta de 93,52% nos atendimentos de um mês para o outro, a Secretaria da Saúde "alerta que é preciso adotar medidas de prevenção no dia a dia dos pequenos".

Segundo o levantamento apresentado pelo Poder Público, do dia 1º a 20 de março, 2.450 crianças foram atendidas. Em fevereiro, nos mesmos 20 dias, o número ficou em 1.266.

Com poucos médicos disponíveis, coube aos clínicos gerais fazer também o acolhimento pediátrico nas últimas semanas. Isso resultou em um grande atraso nos atendimentos aos pacientes adultos – em alguns casos, houve espera de até oito horas. “Estamos monitorando essa alta de atendimentos nas últimas semanas, sendo sintomas variados, mas principalmente sintomas gripais, que podem ser encaminhados, também, para as unidades de saúde. Entendemos que a mudança climática, aliada com o retorno das aulas, são fatores que contribuem para essa alta, que normalmente é registrada no inverno”, diz a secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio.

A secretária ainda garante que, depois de intensas reclamações e denúncias da comunidade, a reestruturação do quadro da UPA foi concluída. “Hoje estamos com a escala completa, mas chegamos a ter dias com uma grande espera de atendimento. Notificamos a empresa terceirizada responsável pelo serviço e hoje temos o atendimento completo. Pedimos a compreensão dos pais, estamos com um processo seletivo em andamento para contratação de mais profissionais, o que irá qualificar ainda mais o atendimento”, ressalta.