O símbolo do Esportivo passou por inúmeras transformações ao longo dos seus 102 anos de história. Com a nova identidade visual apresentada na noite desta segunda-feira (28), que transformou o escudo do alviazul em uma representação de uma taça de vinho, o clube soma 22 símbolos desde que surgiu o primeiro, no ano de 1936, com a siga CSBG – Club Sportivo Bento Gonçalves, nome de fundação da equipe da Capital Brasileira do Vinho.
Confira abaixo a evolução dos escudos do Esportivo ao longo dos anos. As fotos e as informações foram retiradas do livro “Um Século Alviazul”, dos escritores Alceu Salvi Souto e Fabiano Mazzotti:
Os primeiros escudos:
Em 1936 surge o primeiro distintivo do Esportivo (primeiro símbolo da primeira linha e, ao seu lado, a mesma versão usada na camisa branca). Posteriormente, um novo escudo aparece em fotografias da equipe na década de 1930. De 1940 a 1950, a variação aparece nos demais símbolos.
O segundo escudo da segunda linha marca a transformação do nome do Esportivo, antes Club Sportivo Bento Gonçalves. Sai o “S” de Sportivo para entrar o “E” de Esportivo no período de proibição do uso de expressões estrangeiras no Brasil. O segundo layout da última linha surgiu em 1945, ano de inauguração do Estádio da Montanha.
As siglas dão lugar ao nome “Esportivo”
Os símbolos com a letra “E” estampada no distintivo são encontradas em diversas fotografias nas camisas usadas por jogadores na década de 1960. Posteriormente, o clube deixou de lado a sigla CEBG para evidenciar o nome “Esportivo” em seu brasão (terceiro escudo da segunda linha, que perpetuou nas décadas de 1970 e 1980).
Posteriormente, as siglas voltam ao escuso em versão da década de 1970 com as letras iniciais de “clube” e “Bento Gonçalves”, mantendo o nome “Esportivo” como destaque (primeiro escudo da terceira linha). As demais variações, com poucas modificações, aparecem no início dos anos 1990 e primórdios de 2000.
Surge a primeira e, até então, única estrela no escudo
Com o título da Copa RS, o Esportivo passou a representar a conquista na estrela amarela que integra o distintivo desde 2005. Em 2008, as letras “B” e “G” aparecem juntas no escudo. Desde 2011, o clube utilizou o símbolo que, até então, era utilizado em sua identidade visual, perpetuando até 2022.
Confira também: Com formato de uma taça de vinho, Esportivo apresenta nova identidade visual