Esporte Atletismo
Hélen Spadari é campeã do Panamericano de Cross Country com a Seleção Brasileira
Atleta conquistou o título por equipe, finalizou a competição continental entre as 15 melhores competidoras do continente e conseguiu melhorar a sua marca na prova.
28/03/2022 11h25 Atualizada há 3 anos
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Estreia de Helen Spadari na categoria adulta foi com vitória - Foto: Wagner Carmo/CBAt

Em sua primeira participação na categoria adulta representando a Seleção Brasileira de Atletismo, a atleta Hélen Spadari  sagrou-se campeã Panamericana de Cross Country por equipe e finalizou a prova entre as 15 melhores atletas do continente. A jovem moradora de Pinto Bandeira melhorou a sua marca em relação à Copa do Brasil e obteve o 13º lugar no Panamericano e a 7ª colocação no Sul-Americano, os quais foram realizados no final de semana, na cidade de Serra, no Espírito Santo. 

A única representante gaúcha na Seleção Brasileira adulta protagonizou uma grande atuação na competição continental, ajudando a equipe, que foi composta pela atleta olímpica Simone Ponte Ferraz, a faturar o título Panamericano, que reuniu competidores de oito países. Hélen comemorou o resultado obtido, sobretudo por ter alcançado a sua melhor marca na modalidade. 

Hélen atuou ao lado de Simone Ponte Ferraz, Maria Moreira, Núbia de Oliveira Silva, Nicole Palhares Mello e Amanda Aparecida de Oliveira / Foto: Wagner Carmo/CBAt

“Desde a etapa sul fiquei muito feliz por ter me classificado para a Copa do Brasil, pois era a etapa mais forte de todas as regiões. Disputar a Copa do Brasil e classificar para a Seleção Brasileira é mais do que um sonho, pois sei o quanto trabalho e treino para isso. Representar o país nessa competição é uma sensação muito forte, pois estamos levando o nome da nação dentro de uma competição, então estar aqui já é de muita valia para mim”, relata a atleta. 

No mesmo percurso da Copa do Brasil, Hélen melhorou o seu tempo, finalizando a prova com 38min34s, e conseguiu, diante de um seleto grupo de atletas, algumas delas de renome nacional e internacional, ficar entre as 15 melhores do continente. “Consegui melhorar a minha marca em relação à Copa do Brasil, que ocorreu a 14 dias atrás. Cumpri com a minha missão, que era vir aqui, fazer o meu melhor e terminar a prova, visto que, assim como na etapa nacional, fez muito calor e muitos atletas não conseguiram completá-la”, explica Hélen, que conclui:

Continua após a publicidade

“Fazer o meu melhor, completar a prova melhorando a minha marca é sinal que eu melhorei dentro desses 14 dias. Mais do que a felicidade é ver que o resultado foi realmente melhor”, pondera. 

Na próxima semana, Hélen Spadari disputa a Travessia Torres-Tramandaí (TTT) e, posteriormente, direciona o seu foco novamente para as competições de pista visando as provas de obstáculos. A bento-gonçalvense, moradora de Pinto Bandeira, deve participar de inúmeras provas antes do Troféu Brasil de Atletismo, que ocorre no mês de julho.