A polenta, tão admirada pelos bento-gonçalvenses e principalmente pelos descendentes de italianos, vem ganhando cada vez mais espaço nos restaurantes brasileiros. Tímida, chegando de fininho e conquistando espaço aos poucos, a iguaria aparece nas mesas dos brasileiros como aperitivo ou entrada, chegando a competir diretamente com a batata frita.
Frita ou mole, a polenta tem muitas formas de ser preparada. O prato típico da culinária italiana e feito com base de farinha de milho é uma das protagonistas desta receita, que ensina o passo a passo de como prepará-la de forma que fique firme, saborosa e crocante. Mas ela não é o único personagem principal da receita. Combinada com uma panelinha de cogumelos sortidos: shimeji , shitake e cogumelo paris , o prato que leva uma série de temperos, como o famoso molho shoyo e vinho branco seco, fica uma delícia e traz aquele toque delicioso de comida feita em restaurante, quando, na verdade, foi preparado no conforto da sua casa. Confira!
Polenta frita com cogumelos
Tempo de preparo: 2 horas
Rendimento: 4 porções com 8 cubos de polenta
Grau de dificuldade: médio
Ingredientes
2 xícaras de polenta
4 xícaras de caldo de legumes
1 colher de manteiga
1 cebola grande em cubos pequenos
1 bandeja de shimeji
1 bandeja de shitake
1 bandeja de cogumelos paris
5 colheres de sopa de shoyo
50 ml de vinho branco seco
Parmesão ralado no ralo grosso
Salsinha
Óleo para fritar
Azeite
Ramo de alecrim para decorar
Modo de preparo para a polenta
Diluir a polenta polvilhando aos poucos no caldo quente e mexer até engrossar bem. Retirar do fogo e despejar em uma assadeira untada com óleo na grossura de 1 dedo de altura. Quando fria cortar em cubinhos e fritar em óleo quente. Colocar parmesão ralado grosso na hora de servir encima das polentas e um ramo de alecrim para decorar.
Modo de preparo para a panelinha de cogumelos
Refogar a cebola junto com a manteiga, acrescentar os cogumelos e deixar murchar, juntar o vinho e deixar secar bem. Acrescentar o shoyo e finalizar com salsinha e um fio de azeite. Polvilhar salsinha para servir.
Mín. 14° Máx. 25°