Esporte Trail Run
Atletas da Bento Trail Runners conquistam resultados expressivos no Indomit Pedra do Baú
Cleito Maraga e Cátia Geremia conquistaram o 3º e o 5º lugar, respectivamente, na prova de Trail Run, a qual é uma das principais do calendário nacional da modalidade.
24/03/2022 19h06
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Indomit/Divulgação

O casal Cleito Maraga e Cátia Geremia, da equipe Bento Trail Runners, de Bento Gonçalves, destacou-se na tradicional prova de Trail Run Indomit Pedra do Baú, em São Bento do Sapucaí-SP. O garibaldense Cleito Maraga obteve o 3º lugar na classificação geral masculina nos 36,6 km, enquanto a bento-gonçalvense Cátia Geremia alcançou o 5º lugar no geral feminino na prova dos 80 km. 

O percurso desafiador passou por entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, com uma altimetria positiva de 2.190 metros, na prova de 36,6 km, e 4.612 metros na de 80 km. Por conta das chuvas que caíram pouco antes da largada, o trajeto se tornou ainda difícil para os atletas, por conta da grande quantidade de lama e barro que se formou nas trilhas. “É desse jeito que eu gosto mesmo. É uma prova para quem realmente gosta de montanha. Foi fantástico, pois amo esse tipo de prova”, destaca Cleito. 

Essa foi a segunda prova de nível nacional disputada pelo atleta garibaldense, que é o atual campeão gaúcho na modalidade de Trail Run na distância longa. “Me preparei bem, o que me deixou mais tranquilo, mesmo sabendo que era uma prova mais longa e com muita altimetria um pouco diferente do que vinha participando até o momento”, explica Marco, que complementa:

“Acho que foi uma excelente colocação, pois disputei com grandes atletas nacionais. Talvez pudesse ter forçado mais em certos momentos e ter buscado o segundo colocado, mas fiquei com um pouco de receio de talvez sofrer demais com o desgaste e prejudicar meu desempenho”, avalia o atleta. 

Continua após a publicidade

Já a bento-gonçalvense Cátia Geremia encarou o desafio de disputar a prova de 80 km. Com uma significativa bagagem, por ter disputado provas de alto nível técnico, a exemplo de La Mision Brasil Serra Fina (80 km), Ushuaia by UTMB, na Argentina (70 km), e a Mons Ultra Trail (80 km), a qual também foi disputada por Cleito, Cátia alcançou o 5º lugar, finalizando a prova ao lado de experientes e renomadas atletas de Trail Run do Brasil. 

A atleta relata que, com a chuva torrencial, a prova se tornou ainda mais desafiadora. “Deixou as trilhas ainda mais técnicas, e com muita lama pelo caminho. Tudo ficou mais difícil e o esforço era dobrado, mas também deixou a temperatura mais agradável, eliminando o fator calor, que estava me preocupando antes da prova”, comenta. 

Nas trilhas, por entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, Cátia afirmou que se sentia “em casa”. “Sempre me identifiquei com as provas de resistência, com o Trail Running. Correr nas trilhas em meio à mata é como estar em casa, é onde eu me divirto. Algumas pessoas preferem a tranquilidade do asfalto, da velocidade, porém prefiro o sobe e desce das montanhas, das variações de pisos e dos imprevistos do caminho”, destaca Cátia. 

Continua após a publicidade

A bento-gonçalvense comemorou o resultado obtido na Indomit Pedra do Baú.  “Dividir o pódio com mulheres que já tem o seu nome reconhecido no Trail Running nacional é gratificante, um incentivo para continuar praticando esse esporte que amo. Cada Km tem a sua história, eu vivo todos eles”, pondera a atleta da BTR. 

Em abril, seis atletas da BTR vão representar a equipe em Paraty, no Rio de Janeiro, em uma ultramaratona de 100km, no Ultra Mountain Trail Caminho do Ouro. Além de Cleito e Cátia, vão disputar a prova Sirlésio Carboni, Diego, Dalila e Marcelo Ticiani.