A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria de Saúde, iniciou uma força-tarefa para ampliar as cirurgias de média-complexidade. A meta é alcançar os pacientes que aguardam há mais tempo por uma cirurgia eletiva e reduzir a atual demanda reprimida, estimada em cerca de 7 mil pessoas.
Entre as medidas está o credenciamento de instituições, através de chamamento público, para prestação do serviço. Nesta sexta-feira (25), os primeiros 40 pacientes, serão encaminhados para o Hospital São Pedro, em Garibaldi, credenciado para realização dos procedimentos. Serão cerca de 100 cirurgias realizadas no mês, além do que já é contratualizado com o Hospital Tacchini. O chamamento público para instituições, segue aberto, e, pode ser acessado no https://bentogoncalves.atende.net/autoatendimento/#!/tipo/servico/valor/8/padrao/1/load/1
De acordo com a Secretária de Saúde, Tatiane Misturini Fiorio, procedimentos de ortopedia (2878) e cirurgia geral (1402), são os que mais concentram pacientes com cirurgias atrasadas. “A saúde pública enfrentou um período bem delicado com a pandemia, onde os procedimentos precisaram ser cessados por completo, para atendimento dos pacientes da covid-19. E agora, com a estabilização dos dados, nossa preocupação se volta para a ampliação das cirurgias eletivas. Por isso, precisamos ampliar as possibilidades de atendimento, para reduzirmos consideravelmente as filas de espera”, disse a secretária.
O prefeito Diogo Siqueira, que esteve, nesta quinta-feira (24), no Hospital São Pedro destacou que esta é uma ação necessária para fazer a fila de cirurgias andar. "É um passo muito importante para a saúde do nosso município”, finalizou o prefeito.