O Campeonato Gaúcho de 2022 será decidido entre Grêmio e Ypiranga Erechim. No Gre-Nal, apesar da derrota em casa por 1 a 0, o tricolor eliminou o Internacional por conta da vitória no Beira-Rio por 3 a 0. Já o Ypiranga, após ter perdido o primeiro confronto, reverteu o resultado no Estádio Colosso da Lagoa ao vencer o Brasil de Pelotas pelo placar de 3 a 1.
Essa será a primeira final de Gauchão que o Ypiranga disputa em sua história no futebol gaúcho. Já o Grêmio, atual tetracampeão estadual, vai em busca do pentacampeonato. As finais estão marcadas para os próximos sábados, no dia 26 de março, no Colosso da Lagoa, em Erechim, e no dia 2 de abril, na Arena do Grêmio, ambos às 16h30.
O Gre-Nal
No jogo de ida, o Grêmio construiu uma ampla vantagem, em pleno Beira-Rio, ao derrotar o rival pelo placar de 3 a 0. Na partida de volta, mesmo com a vantagem, o Grêmio teve a primeira grande chance, com dois minutos de jogo. Elias chegou cara a cara com Daniel após balão de Thiago Santos, mas o atacante gremista errou o domínio. Aos nove minutos, o Inter respondeu e obrigou Brenno a fazer grande defesa após cabeçada à queima-roupa de David.
Depois disso, o Colorado tomou conta da possa de bola, passando de 70%, porém pouco finalizou, à exceção de uma tentativa de Wesley Moraes, que errou após cruzamento de Bustos. O Tricolor apostou nos contra-ataques e teve bons momentos. No entanto, faltou melhor acabamento para que as jogadas terminassem em chances reais de gol. Quem acertou a pontaria foi Taison. Aos 18 minutos do segundo tempo, abriu o placar em cobrança de falta: 1 a 0 para o Inter.
O Grêmio tentou atacar mais depois das substituições. Campaz chutou com perigo. Gabriel Silva quase empatou em cabeçada defendida por Danilo. O Inter pressionou de todas as formas, mas finalizou pouco. Nas bolas que foram a gol, Brenno mostrou segurança e garantiu a classificação tricolor na Arena, rumo à quinta decisão consecutiva do Gauchão.
Ypiranga pela primeira vez na final
Em um jogo emocionante até o fim no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, o Ypiranga venceu o Brasil de Pelotas por 3 a 1 e reverteu o resultado negativo no jogo de ida por 1 a 0, garantindo sua vaga à decisão do Gauchão pela primeira vez em sua história.
Precisando vencer, o Ypiranga começou o jogo pressionando. Em questão de 15 minutos, Hugo Almeida teve duas oportunidades na grande área: na primeira, cabeceou para fora e, na outra, finalizou para defesa de Marcelo. Aos 25, de tanto insistir, o Canarinho abriu o placar. Após bate e rebate, a bola se ofereceu a Erick, que, em frente ao goleiro, desviou para as redes.
O Brasil reagiu de imediato. No minuto seguinte, Luizinho arriscou de longe, a bola bateu na defesa e entrou: 1 a 1. O ritmo do jogo seguiu frenético. O Ypiranga desempatou aos 31 minutos, apostando em mais uma jogada de Gedeílson. O lateral-direito chegou ao fundo e cruzou na cabeça de Hugo Almeida, que, na sua terceira tentativa, conseguiu vencer Marcelo: 2 a 1.
No segundo tempo, o Brasil equilibrou as ações e diminuiu o ímpeto do Ypiranga. Mesmo assim, partiram do Canarinho as melhores oportunidades da etapa final. Aos 13, Matheus Santos invadiu a área, cortou a marcação e bateu para grande defesa de Marcelo. Aos 24, no entanto, o goleiro do Xavante nada poderia fazer. Lorran acionou Erick, que, na saída do camisa 1, finalizou por cobertura: golaço e 3 a 1. Mas o Brasil não desistiu. Perto do fim, Luizinho foi derrubado na área. Marllon cobrou o pênalti, mas Edson acertou o canto e salvou o Ypiranga, finalista do Gauchão 2022.
Semifinais:
IDA – Internacional 0 x 3 Grêmio
VOLTA – Grêmio 0 x 1 Internacional
IDA – Brasil de Pelotas 1 x 0 Ypiranga
VOLTA – Ypiranga 3 x 1 Brasil de Pelotas
FINAIS:
IDA – Ypiranga x Grêmio – 26/03 – 16h30 – Colosso da Lagoa, Erechim
VOLTA – Grêmio x Ypiranga – 02/04 – 16h30 – Arena do Grêmio, Porto Alegre
Mín. 13° Máx. 29°