Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul cassaram por maioria de votos o mandato do deputado estadual Rui Irigaray (União Brasil) na noite desta terça-feira, 22 de março. Além de perder o mandato, o parlamentar ficará inelegível a qualquer cargo político pelos próximos oito anos. A cassação do deputado foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (23).
Eram suficientes 28 votos para cassar o mandato de Irigaray. Antes da votação em plenário, a Comissão de Ética e a Comissão de Constituição e Justiça já haviam dado parecer favorável à cassação do político. O deputado respondia pelo suposto desvio de função de servidores do gabinete para obras na casa de sua sogra. Ao todo, foram 45 votos favoráveis à perda do cargo e três contrários; sete não votaram.
Segundo deputado estadual mais votado do Rio Grande do Sul em 2018, Ruy Irigaray chegou à Assembleia respaldado por 102.117 eleitores que acreditaram nas propostas de combater a corrupção, reforçar a segurança pública e flexibilizar as regras para o uso de armas de fogo. É a primeira vez desde a ditadura militar que dois deputados estaduais são cassados no mesmo mês. Além de Ruy Irigaray, Luís Augusto Lara (PTB) perdeu o mandato no dia 9 de março, por decisão da Justiça Eleitoral.