Uma das escolas mais antigas de Bento Gonçalves, o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles completou, na segunda-feira (21), 60 anos de existência atendendo a comunidade bento-gonçalvense. Criada em 1962 como Escola Normal de 2º Ciclo Cecília Meireles, a instituição cresceu em meio à comunidade do bairro São Francisco e, atualmente, atende alunos de todas as partes do município, desde o primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
Em 1962, através de um decreto assinado pelo Governador do Estado na Época, Leonel Brizola, foi criada a Escola Normal do 2º Ciclo em Bento Gonçalves, que tem por finalidade a formação inicial de professores para a educação infantil e aos anos iniciais. O extinto grupo escolar “Roman Ros” serviu inicialmente de Escola Primária anexa à Escola Normal.
Posteriormente, a instituição se tornou uma só, não deixando de lado a Escola Normal, que atua desde então na formação de profissionais da educação em Bento Gonçalves, tornando-se a identidade da escola Cecília Meireles. “A escola é conhecida pelo Curso Normal, que é o Magistério. Há alguns anos, as maiores turmas eram do magistério. Hoje a escola conta majoritariamente com alunos do ensino médio e ensino fundamental, porém ainda temos uma turma do curso Normal”, explica a diretora da instituição, Susiane Hinnah.
No ano de 2020, não houve abertura de turma no curso Normal. Para retomar os trabalhos, a escola e a Secretaria de Educação realizaram uma força-tarefa para que o curso não fosse fechado. “Fizemos uma campanha no ano passado e retrasado para a inscrição de alunos e conseguimos abrir novamente uma turma. Foi um esforço muito grande da escola e da secretária para não de fecharmos o curso, que é a identidade da instituição”, destaca.
Atualmente, a escola atende aproximadamente 650 alunos de todas as partes do município. “A escola é conhecida no bairro pelo acolhimento, pela maneira de trabalhar com os alunos. Trabalhamos em conjunto com os pais, com a família, com os professores, e essa é a filosofia da escola. Temos o Círculo de Pais e Mestres (CPM) e o Conselho Escolar e os pais ajudam conforme podem, e sempre procuramos, nas assembleias, pedir a ajuda dos pais, para que eles participem da vida dos filhos na escola”, comenta.
Pela parte da manhã, a escola conta com 17 turmas, número máximo que a escola comporta. Pela tarde e à noite, a instituição trabalha com um número melhor de turmas. Por conta do crescimento, o principal desafio para o seu futuro é a busca por melhorias na infraestrutura da escola.
“Alguns prédios precisam de melhorias e não temos verba com a autonomia financeira de fazer tudo isso. Vamos fazendo aos poucos com aquilo que conseguimos, e o que não conseguimos nós encaminhamos para o Governo do Estado através da Coordenadoria Regional de Educação (16ª CRE) para buscar esses recursos”, relata.
Com 60 anos de existência na comunidade escolar de Bento Gonçalves, sendo uma da instituição de ensino mais antigas do município, o Cecília Meireles promete comemorar a marca durante todo o ano de 2022. “Não sabíamos se voltaríamos presencial ou não. Foram dois anos parados, então não havíamos programado muita coisa. Começamos as comemorações na segunda-feira (21) e vamos estender durante todo o ano”, pondera a diretora.
Mín. 13° Máx. 29°