Mais uma vez, a expectativa pela entrega do túnel de acesso ao bairro São João sob a BR-470 resultou em frustração. Como era de se esperar – a julgar pelo andamento da obra nos últimos meses –, a conclusão foi novamente prorrogada, agora por pelo menos mais 60 dias, a pedido da empresa responsável.
Assim, a finalização do empreendimento, que se daria agora em março, é adiada no mínimo para maio – se não houver novos imprevistos. Segundo a prefeitura, atualmente os trabalhos estão em 70%. Inicialmente orçado em R$ 9,5 milhões, o projeto já está custando R$ 13,6 milhões, depois de uma série de aditivos.
Desde o começo da construção, o novo acesso tem gerado uma série de dúvidas a respeito de sua capacidade, sobretudo para receber o fluxo de veículos de grande porte. Um dos questionamentos diz respeito caminhões que saem do bairro São João: a administração municipal garante que eles terão condições de, logo após a passagem subterrânea, acessar a BR-470 no sentido Bento-Veranópolis. "Carretas, caminhões, ônibus poderão trafegar pelo local normalmente. A única proibição é com relação ao bitrem ou porte acima, que já não é permitido na rodovia”, ressalta a diretora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti Gauer.