O clima de inverno que tomou conta do fim de semana, não tirou a alegria e a diversão no festival Vieni Vivere La Vita, realizado em Monte Belo do Sul. A Praça Padre José Ferlin recebeu mais de 5 mil pessoas que aproveitaram o melhor da cultura italiana na região.
O evento marcou também a comemoração dos 30 anos de emancipação de Monte Belo do Sul. Pela Praça José Ferlin e arredores, o público se divertiu assistindo a apresentações musicais e aproveitando a farta gastronomia, vinhos, espumantes e sucos de uva e, também, o artesanato local. A festa, aos pés da Igreja Matriz de São Francisco de Assis, padroeiro de Monte Belo, teve seu ponto alto na tarde de domingo (20) com a praça lotada por um público oriundo de quase todos os municípios da Serra, bem como turistas de outros estados. "O resultado superou nossas expectativas e estamos muito contentes por isso. Essa edição especial, realizada em um momento emblemático, consolida a vocação turística de Monte Belo do Sul e, de forma muito significativa, contribui com os negócios locais, representados pelos expositores participantes, além, claro de valorizar a cultura e o talento dos artistas regionais", disse o secretário municipal de Cultura e Turismo, Álvaro Manzoni.
A terceira edição do Vieni Viveri la Vita teve, realmente, cara de outono. A temperatura não ultrapassou os 20 graus e o sol, tímido, disputava espaço no céu nublado. Esse contexto obrigou Rosalina Remus Favero, 88 anos, a se agasalhar fazendo do casaco uma touca, para amenizar o efeito do vento. Mas não a impediu de apreciar de perto a programação do Festival. Ela e o marido, Oli Francisco Favero, 90 anos, são moradores de Santa Tereza, e estavam na cidade vizinha para assistir, principalmente, às atrações musicais. "Nós viemos sempre porque a gente gosta de festa, de ver povo e das apresentações", afirmou Oli.
A agenda de eventos de Monte Belo do Sul tem como próximo destaque o 'Polentaço', no mês de maio, realizado desde 1996 e conhecido nacionalmente pelo tombo de uma polenta gigante, depois servida aos visitantes. Em novembro, está confirmada a quarta edição do Vieni Vivere la Vita, ainda como parte das comemorações alusivas aos 30 anos de Monte Belo. "As pessoas estavam carentes desse tipo de evento que vende um turismo sustentável, de experiência, que agrega valor ao nosso potencial turístico e movimenta a economia, principalmente dos empreendedores que neste ano vieram em maior número para apresentar seus negócios na praça", finalizou Manzoni.
Mín. 17° Máx. 24°