Região Festividades
Todos os caminhos levam a Monte Belo do Sul neste final de semana
Terceira edição do Vieni Vivere La Vita Festival terá shows artísticas e as delícias da enogastronomia da Serra Gaúcha
18/03/2022 17h11
Por: Marcelo Dargelio
Festival é marcado por shows artísticos, ótima gastronomia e excelentes vinhos e espumantes - Fotos: Prefeitura de Monte Belo do Sul

Todos os caminhos levam a Monte Belo do Sul, pequeno município na região de Bento Gonçalves, neste final de semana. Para quem gosta de uma comida típica italiana, bons vinhos e espumantes, a pedida é a terceira edição do Vieni Vivere La Vita Festival, nestes sábado, 19, e domingo, 20 de março. Os eventos iniciam a partir das 10h, com muitos shows artísticos e o melhor da enogastronomia da região.

Junto com a gastronomia de sete restaurantes e os vinhos, sucos e espumantes de 11 vinícolas, o festival também reúne oito empreendimentos voltados a atividades de agroindústria e artesanato. Os 27 estabelecimentos ocuparão charmosas barraquinhas na praça Padre José Ferlin, emoldurada pela Igreja São Francisco de Assis, um dos principais pontos turísticos de Monte Belo. A configuração do espaço nessa ambiência ao ar livre remete a um típico vilarejo italiano, com a farra gastronômica combinada a atrações musicais e à alegria de compartilhar o convívio social – ainda mais com a pandemia sob controle.

Nesse belo cenário, completado por um casario antigo e uma paisagem que inclui vales, montanhas e parreirais, Monte Belo volta a promover o turismo no município, fazendo da atividade mais uma ação permanente do calendário da cidade. Atrações como o Vieni Vivere La Vita têm sido fomentadores do turismo na cidade, ao lado de eventos como o Polentaço e a Abertura da Vindima.

A conhecida vocação enológica de Monte Belo tem atraído cada vez mais amantes do enoturismo ao município – cuja parte do território faz parte do Vale dos Vinhedos. Com a atividade enoturística funcionando o ano inteiro, o município tem se destacado por oferecer experiências singulares aos turistas, que são atendidos pelos próprios proprietários dos pequenos estabelecimentos. Além disso, o município é um dos últimos redutos onde é possível conhecer o trabalho da tanoaria, atividade manual responsável pela confecção de barris para o armazenamento do vinho.

Continua após a publicidade
Praça Padre José Ferlin deve receber centenas de pessoas ao longo do sábado e domingo do festival Vieni Vivere La Vita

 

Todos esses passeios carregam em comum uma característica muito peculiar de Monte Belo. A cidade parece ter sido projetada para vivê-la ao ar livre, em meio a sua belíssima natureza. Devido a sua altitude, Monte Belo é uma ótima paragem com algumas das melhores vistas para o Vale dos Vinhedos, para o Vale Aurora e para o município de Bento Gonçalves. Como sugere o nome da festa, portanto, Monte Belo é um ótimo lugar para viver a vida. E, claro, para celebrá-la.