Depois de muita pressão da comunidade e, sobretudo, de voluntários da causa animal, a prefeitura de Bento Gonçalves deu início nos últimos dias à ampliação da oferta de castrações de cães e gatos. Duas novas clínicas veterinárias, uma de Caxias do Sul e a outra de Farroupilha, já estão realizando os procedimentos contratados pela administração e mais três – duas de Bento e uma de Garibaldi – devem estar habilitadas em breve. Até duas semanas atrás e, ao longo dos últimos anos, apenas uma empresa realizava as cirurgias.
Inicialmente, o Poder Público planeja investir R$ 300 mil nas operações de esterilização. É o que prevê o edital de chamamento público ao qual aderiram as cinco interessadas. Entre os serviços previstos, tanto para machos como fêmeas, também estão exames pré-operatórios, microchipagem, transporte e eventuais casos necessários de eutanásia. Se houver necessidade, um novo edital será lançado em seguida.
A cobrança mais intensa sobre o governo, em especial após o ainda não esclarecido caso de sumiço de gatos no bairro Conceição, junto à uma ação mais contundente do Ministério Público (MPRS), forçou a gestão municipal a acelerar a implantação de medidas que se mantinham apenas no campo das ideias. Em meio à polêmica, o vereador bento-gonçalvense Rafael Fantin (PSD) também engrossou o coro por iniciativas mais concretas, inclusive provocando a proposição de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MPRS e a Casa Amarela.
Questionado pelo NB Notícias sobre o que está sendo feito de forma imediata e o planejamento para os próximos meses, o secretário-adjunto de Saúde, Gilberto Júnior, elencou as dez principais ações que a prefeitura terá como prioridade com relação à causa animal. Segundo ele, essa foi a relação encaminhada à promotoria. Confira:
1 - Contratação de dois veterinários: Foi aprovada na Câmara e a Secretaria de Saúde está organizando o processo seletivo para escolher os profissionais. Eles cuidarão das fiscalizações, parte administrativa, tomada de decisões e encaminhamentos, auditoria dos editais, plantões Samu Pet e auxiliarão quando necessário nas vistorias com os fiscais.
2 - Pregão presencial para contratação de hospedagem de animais vítimas de maus tratos e abandonados está marcado para 23 de março.
3 - Setor passa a ter um veículo disponível para o deslocamento de animais e suporte para o Departamento de Bem-Estar Animal.
4 - Samupet atenderá casos de urgência e emergência dos animais. Estará operante quando a composição da equipe contratada estiver concluída.
5 - Planejamento para ampliação do Programa de Posse Responsável, que irá atender mais alunos, potencializando a conscientização sobre o respeito aos animais.
6 - Está em andamento o edital para contratação de procedimentos cirúrgicos.
7 - Saúde está em processo de licitação para compra de medicamentos destinados aos animais, para depois inaugurar a PetFarma.
8 - Edital de chamamento público das castrações já em execução, com mais de 200 animais castrados em das semanas de trabalho. A proposta é zerar a fila de castrações no município até o mês de agosto.
9 - Prefeitura tem o projeto de instalação de um espaço físico próprio para o Departamento de Bem-Estar animal, para realizar os primeiros atendimentos antes de encaminhar para o serviço especializado, além de realizar a triagem, medicações e retirada de pontos das castrações, bem como outros serviços ambulatoriais.
10 - Após realizar as castrações com demanda reprimida, o objetivo é promover mutirões em bairros vulneráveis, mapeando os locais de maior incidência, buscando diminuir a procriação de novos animais.
> As clínicas contratadas
ProBem Clínica Veterinária (Caxias do Sul)*
Petshop da Hora (Farroupilha)*
São Francisco Centro Veterinário (Bento Gonçalves)
Clínica Polivete (Bento Gonçalves)
Clínica Spiller (Garibaldi)
(*Já estão realizando os procedimentos. As demais ainda estão apresentando documentações à prefeitura)
Mín. ° Máx. °